Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Idade Contemporânea
  4. Queda do muro de Berlim

Queda do muro de Berlim

A queda do muro de Berlim, construído em 1961, representeou o fim da divisão existente entre as Alemanhas e foi um marco do enfraquecimento do socialismo no mundo.

O muro de Berlim foi o símbolo máximo da bipolarização do mundo durante a Guerra Fria e sua queda representou o fim do socialismo como alternativa de modelo econômico naquele contexto. Ele separou a cidade em Berlim Oriental e Berlim Ocidental durante mais de 28 anos, desde sua construção em 1961 até a sua derrubada em 1989.

Construção do muro e Guerra Fria

Após ter sido ocupada e dividida em várias zonas de influência com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Alemanha transformou-se em um dos principais cenários da disputa político-ideológica da Guerra Fria e foi separada em República Democrática da Alemanha, a Alemanha Oriental, alinhada com o bloco socialista, e República Federal da Alemanha, a Alemanha Ocidental, pertencente ao bloco capitalista. Cada nação relacionava-se com uma organização militar relativa a um desses blocos políticos. Dessa forma, a Alemanha Ocidental fazia parte da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Alemanha Oriental integrava o Pacto de Varsóvia.

A capital das duas Alemanhas era a cidade Berlim que também havia sido dividida em zonas de influência: Berlim Ocidental era capital da Alemanha Ocidental e Berlim Oriental era capital da Alemanha Oriental. Por causa do desenvolvimento econômico inferior à economia da Alemanha Ocidental, parte da população de Berlim Oriental, insatisfeita com a forma de governo imposto pela União Soviética, começou a fugir para Berlim Ocidental. Para manter o controle sobre a população, foi ordenada pelo presidente da União Soviética, Nikita Kruschev, a construção do muro na madrugada do dia 13 de agosto de 1961 e foi imposta pesada vigilância para impedir a fuga das pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Queda do muro

Durante a década de 1980, a economia da União Soviética estava completamente falida e isso gerou reflexos sobre as nações que faziam parte do bloco socialista, entre elas a Alemanha Oriental. A economia da Alemanha Oriental apresentava altos índices de dívidas com bancos, a infraestrutura do país estava sucateada e a demanda da população pela unificação da Alemanha e pelo restabelecimento da democracia aumentava à medida que o colapso do modelo socialista ficava evidente. Com protestos que alcançaram milhares de pessoas, o muro caiu oficialmente no dia 9 de novembro de 1989, quando um anúncio feito por engano pelo porta-voz do Partido Socialista Unificado da Alemanha sobre a abertura das fronteiras levou a população a mobilizar-se, lotar os postos na fronteira e, por iniciativa própria, começar a pular o muro e a derrubá-lo. A unificação alemã seria concluída no ano seguinte, em 1990, e o modelo socialista encontraria seu fim em 1991, quando a União Soviética foi dissolvida.

*Créditos da imagem: Neftali e Shutterstock

Selo alemão de 1990 em comemoração à queda do muro de Berlim*
Selo alemão de 1990 em comemoração à queda do muro de Berlim*
Publicado por: Daniel Neves Silva
Assuntos relacionados
O Sputnik 1, lançado pelos soviéticos em 1957, foi o primeiro satélite artificial lançado pela humanidade.*
Corrida espacial
Veja mais detalhes sobre a corrida espacial e a disputa pela exploração do espaço travada por americanos e soviéticos entre 1957 e 1975.
Destroços de um tanque soviético destruído durante a Guerra do Afeganistão
Guerra do Afeganistão de 1979
Clique neste link do Mundo Educação e tenha acesso a uma série de informações sobre a Guerra do Afeganistão de 1979. Entenda quais motivos levaram os soviéticos a invadir o país e veja as consequências desse conflito tanto para os soviéticos quanto para o mundo.
Muro de Berlim
Clique e acesse para conhecer a história do Muro de Berlim. Entenda o contexto da Alemanha, por que o muro foi construído e por que caiu.
Bandeira com a logomarca da Otan
Otan
Conheça a Otan, um tratado militar envolvendo as principais potências do mundo capitalista.
A Guerra Fria teve os Estados Unidos e a União Soviética como seus grandes protagonistas.
Guerra Fria
Veja mais detalhes sobre a Guerra Fria, conflito político-ideológico de grande relevância que ocorreu ao longo da segunda metade do século XX.
Acima, bandeira com símbolo do Pacto de Varsóvia, criado em 1955
Pacto de Varsóvia
Fique sabendo em que consistiu o Pacto de Varsóvia e que importância ele teve no contexto da Guerra Fria.