Whatsapp icon Whatsapp

Interpretação de músicas em inglês no Enem

Saber fazer corretamente a interpretação de músicas em inglês no Enem pode ser um grande diferencial para um bom desempenho no exame.
Saber interpretar músicas em inglês pode ser um grande diferencial para o exame
Saber interpretar músicas em inglês pode ser um grande diferencial para o exame

Ao observar as provas dos anos anteriores do Enem, nota-se o uso de poemas e músicas em quase todas elas. Quando o Enem faz uso desses recursos em suas questões, há sempre o intuito de levantar questionamentos para o leitor (aluno). As músicas sempre trazem uma mensagem sobre algum tema de cunho social e que abrange alguma linha de raciocínio, que o candidato precisa identificar. Algumas músicas trazem uma mensagem de alerta sobre as guerras sem propósito, outras denunciam a desigualdade social, outras expõem a questão do racismo, outras, as consequências de uma globalização desenfreada e assim por diante.

Normalmente, nas questões que envolvem música, o examinador faz uma pergunta e espera que o aluno encontre a resposta no texto, o que não significa que estará escrito. Pode ser um sentido abstrato que é passado pelo sentimento que pode ter levado o autor a compor a música ou outras possibilidades.

É de extrema importância que o aluno leia atentamente a pergunta e a música em questão. Em alguns casos, o nome do autor da música já dá uma base sobre o tema. Como isso é possível? Muito simples! O nome do autor traz com ele uma identidade e uma época, que, por sua vez, podem sugerir as causas que o levaram a escrever a música. Essa contextualização histórica é importante para que o aluno possa situar-se no ambiente no qual a canção foi escrita para conseguir tirar uma conclusão precisa da mensagem passada por ela.

Veja um exemplo:

As alternativas dadas nessa questão são bem distintas da única alternativa verdadeira. Primeiramente, apenas por sabermos que o cantor é Bob Marley, já podemos imaginar o teor da canção, sabemos que se trata de um assunto social. O nome da música mostra claramente sobre o que vai ser dito, “War” (guerra), e essa guerra, obviamente, não é contra o povo africano como induzem as letras “a” e “d”. A música afirma que houve guerra em razão da disparidade social e racial. Segundo Bob, não haverá paz enquanto houver diferenças entre classes e raças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A terceira estrofe diz:

And until the ignoble and unhappy regimes that hold our brothers in Angola, in Mozambique, South Africa sub-human bondage have been toppled, utterly destroyed well, everywhere is war, me say war.

Até que os regimes ignóbeis e infelizes, que aprisionam nossos irmãos na Angola, em Moçambique e África do sul em condições subumanas, sejam derrubados e inteiramente destruídos, haverá guerra, eu disse guerra.

A canção afirma que o povo africano está sofrendo e sendo aprisionado por um sistema racista e injusto. Em nenhum momento, o cantor coloca um país contra o outro, como diz a questão “c”.

Por fim, a questão “e” seria a primeira eliminada pelo aluno que leu atentamente a canção, pois a música inteira é uma denúncia sobre a causa da guerra, e nenhum dos motivos mostrados por Bob refere-se à fragilidade das diferenças raciais como justificativa para o início do conflito. Ele não diz nada parecido em nenhum momento.

As críticas e denúncias são contra “a filosofia que sustenta uma raça superior e outra inferior”, um sistema falho que permite e incita a existência de “cidadãos de 1º e 2º classe” e que considera a cor de um homem mais importante do que seu caráter. Além disso, essas críticas são contra também os “regimes ignóbeis e infelizes”, que ditam todas as regras que fazem o sistema continuar com um olhar ignorante e preconceituoso em relação ao negro.

O fato de sabermos quem foi Bob Marley, sua origem e sua cor ajuda-nos a entender sua luta e, consequentemente, suas razões. Isso ajuda bastante no momento de interpretar a canção para encontrar a alternativa correta. O aluno precisa ficar atento a todas as pistas que a questão oferece a ele.

Não se esqueça: manter-se atualizado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo é importante tanto para as questões de interpretação de texto como para as questões com música, pois, pode haver a necessidade de ligação de um determinado período da história com uma situação atual do mundo.

Bons estudos e boa prova!

Publicado por Janaína Pereira Mourão
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Cinco dicas para você não errar no inglês
Confira nossa lista com cinco dicas para você não errar no inglês e fugir dos erros cometidos por falantes da língua portuguesa.
Dicas de como aprender inglês ouvindo rádio
Veja como pode ser valioso aprender inglês ouvindo rádio para adquirir fluência e ampliar o vocabulário!
Dicas de leitura para estudo em inglês
Siga nossas dicas de leitura para estudo e veja o material que melhor se adapta ao seu nível de inglês!
Dicas para aprender inglês em casa
Quer aprender inglês e não sabe como? Confira as nossas dicas para aprender esse idioma em casa!
Dicas para gabaritar a prova de inglês no Enem
Clique aqui e confira nossas dicas para gabaritar a prova de inglês no Enem!
video icon
Escrito"Pólis" sobre imagem de Partenon, uma das principais construções da Grécia Antiga.
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.