Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Japão
  3. Brasileiros descendentes que migram para o Japão

Brasileiros descendentes que migram para o Japão

A relação migratória entre Brasil e Japão tem sua origem no início do século XX, fato desencadeado a partir de um acordo firmado entre os dois países.

Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

O acordo concretizado entre Brasil e Japão foi favorável aos dois países, o primeiro precisava de mão-de-obra para a produção do café e o segundo devido à falta de trabalho e pobreza que se estabelecia em algumas localidades do país.

Após um século da chegada dos primeiros grupos de imigrantes japoneses no Brasil o que tem acontecido é o processo contrário, ou seja, brasileiros descendentes migram para o Japão, esses são denominados de dekasseguis.

Hoje no Japão vivem pelo menos 300.000 mil brasileiros descendentes de japoneses que muitas vezes acompanhados dos cônjuges migram para o Japão com intuito de trabalhar nas indústrias em grande parte dos casos. Os brasileiros estão em terceiro lugar entre as etnias que compõe a população japonesa, superados somente por coreanos e chineses.

O caminho inverso realizado por brasileiros é impulsionado pelas sucessivas crises econômicas ocorridas no Brasil, poucas oportunidades, baixos salários, com isso buscam em outra nação uma melhoria nos rendimentos.

A política migratória japonesa concede permissão de ingresso no Japão para brasileiros descendentes para o trabalho legal por um razoável período de tempo.

O perfil dos brasileiros ou dakasseguis presentes no Japão é de pessoas com relativo grau de instrução escolar ou acadêmico, no entanto, são encaminhados por meio de agências ao trabalho em indústrias que produzem automóveis e eletrônicos, esses executam elevadas jornadas de trabalho recebendo ordenados baixos em relação ao custo de vida japonês.

Mesmo com todas as adversidades relacionadas ao trabalho e à queda do crescimento econômico japonês ainda é grande o fluxo de dekasseguis que se dirigem ao Japão.

Os dekasseguis representam para o Brasil entrada de capitais, pois segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) esses imigrantes são responsáveis pelo envio de aproximadamente US$ 2 bilhões para o país somente em um ano.
Grupo de Brasileiros (dekasseguis) no Japão.
Grupo de Brasileiros (dekasseguis) no Japão.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Família de imigrantes japoneses erradicada nos Estados Unidos.
Emigração Japonesa
Emigração japonesa, movimento migratório japonês, século XIX, modernização da economia japonesa, Havaí, América Latina, Segunda Guerra Mundial, recuperação da economia japonesa, nikkeis.
Os japoneses estão ligados a tecnologias.
Informações úteis sobre o Japão
Informações úteis sobre o Japão, Informações sobre o território do Japão, Informações sobre a população do Japão, Informações sobre a economia do Japão, Informações sobre as atividades econômicas do Japão.
Apresentação de músicas japonesas tradicionais.
Música japonesa
Música japonesa, As características da Música japonesa, A classificação da Música japonesa, As etapas históricas da Música japonesa, instrumentos utilizados pelos japoneses.
Monte Fuji, ponto mais elevado do Japão.
Geografia do Japão
Geografia do Japão, Como o Japão é conhecido, A configuração do território japonês, As ilhas contidas no Japão, A extensão territorial do Japão, Número de habitantes do Japão.