Whatsapp icon Whatsapp

Adição e Subtração de Racionais

O conjunto dos racionais engloba todos os números na forma fracionária, constituído pelo numerador e denominador. As operações da adição e da subtração envolvendo este tipo de numeral requerem algumas propriedades como o mmc (mínimo múltiplo comum). As condições são as seguintes:

Denominadores iguais

Se os denominadores da fração são iguais, somamos ou diminuímos os numeradores e conservamos os denominadores.

Denominadores diferentes

Caso os denominadores sejam diferentes, devemos tirar o mmc entre eles e realizar a proporcionalidade entre as frações. Essa proporcionalidade é feita da seguinte maneira:
Dividir o novo denominador (surgido do mmc) pelo antigo denominador, e multiplicar o resultado pelo numerador correspondente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

 


Os números decimais representam frações e podem ser somados ou subtraídos. No caso dos números decimais, a única regra a ser seguida é armar a operação colocando vírgula debaixo de vírgula.

Exemplo 1

12,25 + 1,49 = 13,74



Exemplo 2

59,64 – 32,79 = 26,85



Exemplo 3

123,06 – 21,3 = 101,76





Exemplo 4

98,32 + 17,05 = 115,37

 

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Artigos Relacionados

Mínimo múltiplo comum (MMC)
Clique aqui, entenda o que é o mínimo múltiplo comum (MMC), saiba como calculá-lo e conheça suas propriedades. Descubra também a diferença entre MMC e MDC.
video icon
"A importância da revisão textual" escrito sobre fundo azul e roxo com uma lupa sobre um texto
Português
A importância da revisão textual
Muita gente acha que a revisão textual é algo que só alguém da área de Letras pode fazer, mas isso é um baita engano! Todo mundo que escreve tem condição de revisar. É o que vamos discutir nesta aula.