Whatsapp icon Whatsapp

Matemática e o surgimento dos Seguros

Relação entre probabilidade e seguro
Relação entre probabilidade e seguro

Entendemos por “seguro” um contrato firmado entre partes, onde uma delas fica obrigada, mediante pagamento, ressarcir ou indenizar a outra em caso de perigo ou prejuízo eventual. Atualmente, as empresas seguradoras atuam no âmbito dos seguros de vida, carros, motos, empresariais, residenciais, entre outros. Registros indicam que o surgimento do seguro se deu entre os comerciantes marítimos mesopotâmicos e fenícios, em decorrência de problemas relacionados a roubos e acidentes de percurso. Assim sendo, os seguros se estenderam e foram utilizados desde o período medieval até os dias atuais.

Não se sabe ao certo como eram calculadas as alíquotas referentes ao contrato do seguro, mas temos a certeza de que um dos principais motivos, era baseado na probabilidade dos acontecimentos envolvendo acidentes. Caso em uma rota marítima, fosse registrado um alto índice de acidentes, com certeza o preço da alíquota cobrada seria acima da média estipulada.

Fica evidente a presença da Matemática nas mais variadas situações cotidianas, e é notório que de certa forma, os cálculos probabilísticos e os quesitos reguladores dos valores das taxas de seguro foram reorganizados, na medida em que a expansão do comércio marítimo atingia outros povos. A relação entre a questão das rotas, os altos índices de acidentes e taxas de seguros mais elevadas, pode ser comparada com situações presentes. Caso ocorram índices crescentes de roubo a um determinado modelo de veículo, com certeza as seguradoras se resguardarão financeiramente, elevando o valor do seguro relacionado a esse modelo automobilístico Portanto, o modelo de atuação das seguradoras mantém de certa forma, obedecendo a um padrão empírico.

Por volta do séc. XII, foi elaborado o primeiro contrato de apólice de seguros, que se assemelhava muito aos moldes atuais. Desse ponto em diante, o ramo dos seguros cresceu de forma satisfatória, e com a ajuda da teoria das probabilidades proposta por Pascal, coligada com os estudos estatísticos, os valores cobrados tornaram-se mais justos de acordo com o propósito do segurado.

Após a Revolução Industrial, a produção artesanal decrescia sistematicamente, e o trabalho manual cedia espaço às indústrias num modelo de produção em massa. Com essa nova tendência mundial, os modelos de seguros individuais deram lugar aos contratos de seguro coletivos e à criação das grandes companhias seguradoras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva
video icon
Escrito"Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?" sobre cartas antigas, relatos pessoais e diários.
Português
Quais as diferenças entre relato pessoal e diário?
Todo diário é um relato pessoal. Então todo relato pessoal é um diário? Não! Entenda a diferença dos gêneros com o professor Guga Valente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.