Whatsapp icon Whatsapp

Governador

Governador é o responsável pela administração e gestão dos estados brasileiros. Atualmente, o Brasil tem 27 governadores (26 estados + o Distrito Federal).
O governador é o responsável pela administração de seu estado e escolhido pela população por meio de uma eleição.
O governador é o responsável pela administração de seu estado e escolhido pela população por meio de uma eleição.

O governador é um cargo político que, no Brasil, representa a autoridade que assume o governo estadual. É, portanto, responsabilidade do governador a administração e gestão do estado pelo qual foi eleito. Atualmente, existem 27 governadores no Brasil, que correspondem aos 26 estados mais o Distrito Federal.

O governador tem muitas limitações em sua função, se comparado com o presidente, ainda assim, é sua responsabilidade garantir o desenvolvimento de seu estado. O governador deve também fazer investimentos em áreas importantes, como a segurança pública, a saúde e a educação. É escolhido por eleição e tem um mandato de quatro anos de duração.

Acesse também: Diferença entre esquerda e direita no espectro político

Resumo sobre governador

  • É o responsável pela administração dos estados brasileiros (e do Distrito Federal).

  • O Brasil tem, atualmente, 27 governadores.

  • É eleito, por sufrágio universal, para um mandato de quatro anos.

  • Pode propor leis e tem direito de vetar ou sancionar leis aprovadas pelos deputados estaduais.

  • Atua em cooperação com o Governo Federal para garantir que seu estado receba os investimentos necessários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é um governador?

O governador é um cargo presente na política brasileira, correspondendo à posição máxima do Poder Executivo dentro de um estado brasileiro. Em outras palavras, ele é a autoridade máxima do estado.

O Brasil tem governadores porque é uma nação federalista, isto é, adota esse princípio de governo que concede mais autonomia para os estados que formam a União. Por isso, os estados brasileiros podem formar governos próprios para se autoadministrarem.

Atualmente, o Brasil tem 27 governadores, com 26 deles correspondendo aos estados brasileiros e um, ao Distrito Federal. O trabalho do governador acontece em parceria com os deputados estaduais e com os deputados federais, que podem garantir melhorias para seus estados.

É importante mencionar também que o governador, para fazer o seu trabalho com qualidade, precisa estar constantemente em contato com o governo Federal, procurando parcerias para investimentos no seu estado quando há necessidade de verba federal para alguma obra ou projeto em desenvolvimento.

Acesse também: Vereador — o agente político que atua na fiscalização do trabalho do prefeito

Quais as funções de um governador?

A legislação brasileira define as funções de um governador, e, em geral, muitas delas são limitadas por conta do acúmulo de poder que existe nas mãos do presidente no Brasil. De toda forma, como mencionamos, é papel do governador administrar o estado pelo qual ele foi eleito dentro dos poderes que lhe foram atribuídos.

Vimos que é importante que o governador tenha um bom diálogo com o governo Federal porque isso garante apoio do presidente aos investimentos que devem ser feitos pelo governo estadual. Muitas vezes, os estados não conseguem arrecadar valores suficientes para os investimentos planejados ou necessários. Vale citar que os governadores também têm direito a procurar outras formas de investimento, como pedidos de empréstimos a empresas financeiras.

Entre as muitas funções do governo, estão, por exemplo, os investimentos nas áreas da saúde e educação. É obrigatório, por lei, que o governador use 25% de sua receita para investir na educação de seu estado, sobretudo para abertura e manutenção de salas do Ensino Médio.

Já na saúde, é obrigatório que o governador invista 12% da receita do estado, os quais podem ser utilizados na compra de equipamentos, construção e reforma de hospitais, pagamento de pessoal, entre outros. Outra área muito importante que fica sob a responsabilidade dos governadores brasileiros é a da segurança pública.

Na segurança pública, é responsabilidade dos governadores a administração dos presídios, bem como sua construção e sua manutenção para recebimento dos presos. As polícias (Civil e Militar) também estão sob autoridade do governador, considerado o comandante dessas duas forças. Sendo assim, a execução da segurança pública passa diretamente pelos atos do governado estadual.

Um governador também deve prezar pela infraestrutura de seu estado, seja garantindo sua manutenção, seja planejando novas obras. Portanto, as estradas de rodovias estaduais devem passar por manutenção autorizada pelo governador, assim como a construção de novas estradas e a duplicação de estradas existentes.

O governador, assim como acontece com o cargo de presidente, também tem como função o ato de vetar ou sancionar leis aprovadas pelo Legislativo estadual, representado pelos deputados estaduais. Além disso, ele também deve atuar na proposição de leis para o seu estado. A aprovação desses leis depende da tramitação entre os deputados estaduais.

A administração de um estado é uma missão complexa e requer muita atenção, sendo, portanto, uma tarefa impossível para apenas uma pessoa. Por isso o governador pode de criar secretarias que atuem em pontos estratégicos de seu estado e nomear pessoas para chefiá-las. Essas secretarias têm autonomia para agir, mas o governador tem o papel estar a par dos trabalhos executados por seus secretários.

Acesse também: Diferença entre voto nulo e branco

Como é eleito um governador?

A escolha de um governador faz parte de todo o aparato democrático existente em nosso país, ou seja, a própria população é quem o escolhe. Para isso, eleições são realizadas, a cada quatro anos, com o intuito de eleger os novos governadores no Brasil.

O cargo de governador no Brasil tem quatro anos de duração, e é permitido que um governador eleito dispute uma reeleição. Caso tenha sucesso, totalizará oito anos de mandato, e, depois desse prazo, é obrigado a desocupar o cargo para que outra pessoa o assuma. A votação que elege um governador é feita com base no sufrágio universal, ou seja, todo brasileiro que tem mais de 16 anos pode votar.

Uma vez eleito, o governador toma posse de seu cargo, e, a partir daí, ele pode atuar. Por fim, vale mencionar que a lei brasileira estabelece alguns critérios mínimos para que uma pessoa possa concorrer e assumir (caso ganhe) o cargo de governador. São eles:

  • ter, pelo menos, 30 anos;

  • ter nacionalidade brasileira;

  • ser filiado a algum partido;

  • residir no estado em que está concorrendo ao cargo;

  • ter plenitude sobre os seus direitos políticos.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Vista da frente do Congresso Nacional, em Brasília
Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
Acesse este link para conhecer e entender do que se trata uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Saiba como e por quem pode ser formada uma CPI.
Vista de cima do Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília
Câmara dos Deputados
Acesse o texto para conhecer sobre a Câmara dos Deputados, a casa que compõe a câmara baixa do Legislativo federal do sistema político brasileiro.
Atualmente, a demagogia é utilizada como um artifício político capaz de distorcer uma situação.
Demagogia
Um conceito político com significações diversas.
Vista da frente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Deputado estadual
Clique aqui e saiba detalhes sobre o que é o cargo de deputado estadual e quais são suas funções.
Plenário da Câmara, onde os deputados federais se reúnem para discutir e propor leis. [1]
Deputado federal
Você sabe o que é e o que faz um deputado federal? Clique aqui e entenda as funções desse cargo político e como ocorre sua eleição.
Estado de sítio
Descubra o que é o estado de sítio. Veja como ele pode ser implantado, em quais situações isso pode ser feito, o que muda com ele, e os momentos em que ocorreu.
História das eleições no Brasil
Acesse o site e veja a história das eleições no Brasil. Veja como funcionam as eleições atualmente. Acompanhe o processo eleitoral em outros países.
Collor e Clinton: duas figuras políticas que sofreram processos de impeachment.
Impeachment
O instrumento político que retirava os poderes de um dirigente do Poder Executivo.
Lavagem de dinheiro é o processo de disfarçar (lavar) um dinheiro de origem ilícita.
Lavagem de dinheiro
Lavagem de Dinheiro, o que é lavagem de dinheiro, como funciona o esquema de lavagem de dinheiro, paraísos fiscais.
Liberalismo x Keynesianismo
Liberalismo e keynesianismo, diferenças entre liberalismo e keynesianismo, as consequências do liberalismo e keynesianismo em suas épocas, teorias econômicas.
Lobby
Lobby, o que é lobby, o que caracteriza um lobby, fazer lobby, política, influências, corrupção, interesses, jogo político, lobby é ilegal?, lobista, jogo de interesses.
Um tipo de prática que vai contra o desenvolvimento das instituições democráticas.
Paternalismo
Um prática em que o favor toma o lugar da representação política.
Ilustração de mulher em tribuna falando para público
Poder Executivo
Acesse para saber mais sobre o Poder Executivo. Entenda o princípio dos Três Poderes, a função do Executivo e as funções específicas de seus representantes.
Vista da fachada do Supremo Tribunal Federal, localizado em Brasília, no Brasil.
Poder Judiciário
Você sabe como funciona o Poder Judiciário? Clique aqui e entenda o que ele é, qual a função que possui e quais os órgãos e membros que fazem parte dele.
Vista do Congresso Nacional, em Brasília
Poder Legislativo
Clique para saber mais sobre o Poder Legislativo. Entenda qual é a sua função e como seus representantes são escolhidos.
Prefeito
Clique no link para ler detalhes sobre as funções de um prefeito, como ele se elege e a história das prefeituras no Brasil.
A escolha do(a) presidente no Brasil se dá por meio de uma eleição realizada a cada quatro anos.
Presidente da República
Saiba o que significa ser presidente da república e quais as funções do cargo. Descubra como ocorre sua escolha e qual é a linha de sucessão presidencial no Brasil.
Prédio do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília.
Sistema eleitoral brasileiro: como funciona?
Acesse para saber mais sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Entenda os dois sistemas que organizam as eleições: o majoritário e o proporcional.
Urna eletrônica, com logo da Justiça Eleitoral na tela, sobre uma mesa de madeira.
Urna eletrônica
Clique aqui e saiba sobre a urna eletrônica, usada nas eleições brasileiras. Entenda como funciona e o sistema de segurança que possui.
Vereador
Clique aqui para saber mais sobre o cargo legislativo de vereador. Veja a história das Câmaras Municipais no Brasil, e conheça as funções de um vereador.
video icon
História
Guerra de Iguape (1534-1536)
Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Guerra de Iguape (1534-1536). Confira também, no nosso canal, outras informações sobre o Brasil colonial.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!