Whatsapp icon Whatsapp

Diferença entre voto nulo e branco

Segundo a Constituição de 1988 e a Lei das Eleições, o voto nulo e o voto branco são considerados votos não válidos e, portanto, não são considerados no resultado final.
O voto nulo pode ser registrado ao digitar um número aleatório, como “99”, e o voto branco é registrado ao selecionar a tecla “branco”.*
O voto nulo pode ser registrado ao digitar um número aleatório, como “99”, e o voto branco é registrado ao selecionar a tecla “branco”.*

Todo período em que ocorrem eleições no Brasil, os eleitores enchem-se de dúvidas a respeito do que pode e do que não pode ser feito no dia de votação. Outra dúvida muito frequente é a respeito das diferenças que existem entre voto branco e voto nulo. Essa questão é extremamente importante se levarmos em consideração que a quantidade de pessoas que aderem ao voto nulo e ao voto branco tem aumentado cada vez mais.

Esse dado pode ser percebido nos números que são divulgados a cada eleição. Na eleição presidencial de 1989, que resultou na vitória de Fernando Collor, a porcentagem de abstenções (quando o eleitor não vai votar), de votos nulos e brancos quase alcançou 20% dos eleitores. Esse número nas eleições de 2014 saltou para quase 30% do eleitorado brasileiro.

Isso evidencia muitas coisas, como a desilusão do eleitor com o estágio da política nacional ou até mesmo um desinteresse pelo assunto. De toda forma, é importante fazer um esclarecimento sobre as diferenças entre as duas formas de voto.


A eleição pode ser anulada se mais da metade dos eleitores votarem nulo?

Essa é uma grande confusão entre os eleitores, e a resposta para essa pergunta é não, a eleição não é anulada caso mais da metade do eleitorado vote nulo. Isso acontece porque a legislação brasileira determina que, para o resultado final da eleição, são considerados apenas os votos válidos, que são os votos em que o eleitor vota especificamente em algum candidato.

Essa definição da lei pode ser encontrada tanto na Constituição Federal, promulgada em 1988, como na Lei nº 9.504/1997, também conhecida como Lei das Eleições. Tanto a Constituição quanto a Lei das Eleições afirmam que, na eleição, é eleito o candidato a Presidente e Governador, por exemplo, que obtiver a maioria dos votos válidos|1|.


Como se vota nulo?

Para votar nulo, bastar o eleitor digitar na urna um número que não tenha registro de nenhum partido e candidato. Um exemplo bem prático para realizar o voto nulo é digitar “99” ou “00” e, em seguida, aperta a tecla “confirma”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A legenda é beneficiada quando o eleitor vota branco?

Nem a legenda ou algum candidato são beneficiados quando o eleitor vota branco. Para entendermos essa questão, é só levarmos em consideração o que foi dito a respeito do voto nulo. Assim como o voto nulo, o voto branco é entendido pela legislação brasileira (o embasamento também está na Constituição e na Lei das Eleições) como voto não válido.

O voto branco, assim como o voto nulo, é um voto não válido e, portanto, é “descartado” durante a contagem oficial. Sendo assim, o voto branco não é redirecionado para nenhum partido e nem para nenhum candidato. Toda essa confusão a respeito do voto branco acontece porque, antes de 1988, o voto branco era entendido como um voto de conformismo e era redirecionado para o candidato vencedor. Essa norma, no entanto, foi alterada com a promulgação da Constituição de 1988 e com o decreto da Lei das Eleições em 1997.

Acesse também: Entenda como foi a Constituinte que elaborou a Constituição de 1988


Como se registra o voto branco?

O caminho para registrar o voto branco também é bastante simples. Basta o eleitor selecionar a tecla “branco” e depois selecionar a tecla “confirma”.


Existe alguma diferença entre voto branco e nulo?

As diferenças entre os dois votos são apenas na questão estatística, pois são computados separadamente e também na forma em que são registrados na urna. Fora isso, não há diferença entre os dois votos, pois ambos são entendidos como votos não válidos.

|1| Para acessar a Constituição de 1988, clique aqui. E para acessar a Lei das Eleições, clique aqui.

*Créditos da imagem: PARALIXIS e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Asilo político
Entenda o que é o asilo político. Veja a diferença entre o asilado político e o refugiado. Saiba como funciona o asilo político no Brasil e em outros países.
Assembleia Constituinte de 1987
Fique sabendo como ocorreu a formação da Assembleia Constituinte de 1987 e a importância que ela teve para a consolidação da democracia no Brasil.
Constituição de 1988
Clique aqui e acesse o texto sobre a Constituição de 1988, a Constituição Cidadã. Veja como aconteceu sua elaboração. Conheça o contexto histórico e saiba como foi o processo de luta por uma nova Constituição no Brasil. Veja ainda algumas das conquistas obtidas com esse texto constitucional.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Clique aqui e saiba quais são os principais objetivos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia seu preâmbulo e todos os seus 30 artigos.
Direita e esquerda
Clique aqui e descubra o que são direita e esquerda na política. Saiba quando essa divisão surgiu e entenda o que cada perspectiva defende.
video icon
Escrito"Caixa de Pandora" próximo à ilustração de Pandora abrindo a caixa de Pandora.
Filosofia
Caixa de Pandora
Entenda o mito da Pandora, que se propõe a explicar a origem do mal no mundo e do sofrimento humano segundo a mitologia grega.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.