QI

QI (Quociente de Inteligência) é uma medida, um número que expressa a capacidade intelectual de um indivíduo com base em critérios de referência e comparações, estabelecendo uma relação entre sua idade mental e cronológica.

Os testes de QI surgiram na China, no século V, porém só começaram a ganhar caráter científico a partir do século XX. Neste período, foram elaborados diversos métodos para a avaliação da capacidade intelectual dos indivíduos, entretanto, o mais importante deles foi desenvolvido por John C. Raven, da Universidade de Dumfries, Escócia, e publicado em 1938: o Raven Standard Progressive Matrices, o qual se baseia em vários testes verbais e de execução, e, conforme a pontuação de cada indivíduo, é possível medir o seu QI.

É importante ressaltar que não existe uma inteligência única e universal. O que o QI demonstra é um conjunto de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas que são relevantes para o contexto das sociedades globalizadas e urbanas. É evidente que uma pessoa com um alto QI não será inteligente, necessariamente, na visão de um grupo de aborígenes australianos, por exemplo.

Aliás, este é outro fator que deve ser considerado em um teste de Quociente de Inteligência: a cultura. Com certeza, se esse grupo de aborígenes produzir um teste de QI baseado em seus conhecimentos e cultura, a maior parte dos indivíduos ocidentais teria um desempenho pífio. Portanto, deve-se tornar relativa essa questão, já que os testes de QI exigem a existência de uma cultura mínima.
O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas.
O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas.
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Psicologia, ciência que estuda os processos mentais.
Conceito de Psicologia
Conceito de Psicologia, ciência que estuda os processos mentais, derivada das palavras gregas, ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX, ciência da alma, ciência do comportamento, ciência da experiência, questões estudadas pela psicologia.
Histeria
O que é histeria, efeitos de uma pessoa estérica, a histeria segundo Sigmeund Freud, os sintomas da histeria e seu tratamento.
Auto-estima
Auto-estima, avaliação que a pessoa faz de si mesma, quando é formada a auto-estima, como as experiências do passado influenciam na auto-estima, situações que podem abalar a auto-estima, problemas psicológicos ocasionados pela auto-estima baixa, aspectos que aumentam a auto-estima.
Amizade: sentimento de lealdade que não depende de faixa etária ou poder aquisitivo.
Amizade
Amizade, sentimento de lealdade, confiança e amor, definição de amizade, como a amizade é expressa, como nasce uma amizade, como se desenvolve a amizade, as características da amizade.
A personalidade é formada a partir das vivências da criança.
Personalidade
Personalidade, o que é personalidade, a formação da personalidade, a influência dos pais e responsáveis na formação da personalidade na infância, os transtornos de personalidade.
Anotar tudo o que desperta a curiosidade auxilia nas criações.
Criatividade
Criatividade, o que é criatividade, como a criatividade é adquirida, o potencial criativo, o que é potencial criativo, características de pessoas criativas, como desenvolver a criatividade, o que pensadores e inventores dizem acerca da criatividade.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Aparelho Psíquico
Aparelho psíquico, Segunda Teoria do aparelho psíquico, id, ego, superego, o instinto do id, o equilíbrio proposto pelo ego, as condenações feitas pelo superego, a junção dos três elementos que trabalham na mente.
Atualmente os pêndulos utilizados para cansar os olhos não são mais usados.
Hipnose
Hipnose, o que é hipnose, como a hipnose é feita, situações em que a hipnose pode ser utilizada, o transe hipnótico, o processo que ocorre durante o transe hipnótico, pessoas que não devem ser hipnotizadas, a diferença entre hipnose e regressão.