2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Destruição da camada de ozônio pelos CFCs

Destruição da camada de ozônio pelos CFCs

Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. Os mais comuns desse grupo são o triclorofluormetano (CCl3F) e o  dicloro-difluormetano (CCl2F2).

Na década de 1970, descobriu-se que o grande responsável pela destruição da camada de ozônio era o uso desses fréons em refrigeradores - esses compostos estão presentes também em produtos tipo spray e em ares-condicionados. Até então eles eram considerados inertes. No entanto, os químicos Mário J. Molina (mexicano) e F. Sherwood Rowland (americano) relataram pela primeira vez, em 1974, que o ozônio (O3) poderia ser destruído pelos CFCs.

A reação de degradação do ozônio ocorre primeiro pela decomposição das moléculas de CFCs por meio da radiação solar na estratosfera:

CH3Cl (g) → CH3 (g) + Cl(g)

Em seguida, os átomos de cloro liberados reagem com o ozônio, conforme a equação a seguir:

Cl(g) + O3 → ClO(g) + O2 (g)

Desse modo, os átomos de cloro terão um efeito devastador, pois esse ClO formado reagirá novamente com os átomos livres de oxigênio, formando mais átomos de cloro, que reagirão com o oxigênio e assim por diante.

ClO(g) + O (g) → Cl(g) + O2 (g)

Esse efeito é destruidor porque areação dos átomos de cloro com o ozônio ocorre 1500 vezes mais rápido que a reação abaixo, em que os próprios átomos livres de oxigênio presentes na atmosfera decompõem o ozônio.

O(g) + O3(g) → O2 (g) + O2 (g)

Assim, um simples átomo de cloro pode destruir cerca de um milhão de moléculas de ozônio, levando ainda em consideração o fato de que os CFCs permanecem na troposfera por aproximadamente 100 anos.

Processo de destruição da camada de ozônio

Por isso, em 1987, representantes dos maiores produtores de CFCs se reuniram em Montreal e assinaram um acordo de gradativamente substituí-los por substâncias que não agridem a camada de ozônio.
         Entretanto, além de ser um processo demorado, as substâncias que foram desenvolvidas para substituir os freons (hidroclorofluorcarbonetos e hidrofluorcarbonetos) contribuem para o aquecimento global.
            Assim, resta-nos esperar mais pesquisas nessa área para que se desenvolvam substâncias inofensivas à camada de ozônio e à natureza. Além disso, devemos fazer a nossa parte, evitando sprays que contenham CFCs como gases propelentes.

Os usuários das geladeiras até a decada de 1970 não imaginavam que o CFC contido nelas era responsável pela destruição da camada de ozônio.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

A maioria dos Sprays contém CFCs, que destroem a camada de ozônio
A camada de ozônio protege-nos de radiações nocivas do Sol
Camada de Ozônio
Conheça a constituição química da camada de ozônio, como ela é formada, quais reações ocorrem nela e por que ela vem sendo destruída.
O ciclo do oxigênio apresenta relação direta com o ciclo do carbono.
Ciclo do Oxigênio
Aprenda um pouco mais a respeito do ciclo do oxigênio. Neste texto, falaremos a respeito das etapas do ciclo do oxigênio, sua relação com o ciclo do carbono e a importância desse ciclo para os seres vivos. Traremos ainda um exercício de vestibular que cobrou esse tema e um pequeno resumo sobre esse ciclo.
A camada de ozônio protege os seres vivos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta
16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
Saiba como surgiu o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e entenda a importância dessa data!
 A química tem uma nova cor!
Química verde
Os processos químicos que reduzem a geração de substâncias nocivas.
De onde vem o colorido dos plásticos?
Toxidez dos plásticos
Preste atenção no plástico que entra em sua casa!
Substâncias como os CFCs emitidos por meio de atividades humanas causam danos em larga escala para a camada de ozônio e influenciam o clima global
Novos gases que ameaçam a camada de ozônio
Pesquisas de cientistas ingleses descobrem novos gases que ameaçam a camada de ozônio. Saiba mais aqui!
Smog ao oeste de Los Angeles, Califórnia
Smog fotoquímico e industrial
Conheça o smog, um tipo de poluição atmosférica tão nocivo que levou 4000 pessoas à morte em Londres no ano de 1952.
O Ozônio estratosférico age como um importante filtro da maioria dos nocivos raios ultravioleta
Destruição da camada de Ozônio
Saiba mais sobre a destruição da camada de Ozônio e entenda quais são as consequências dessa ocorrência para o ser humano.