Emissão Beta

A radiação “Beta” possui carga negativa, assemelhando-se aos elétrons. A emissão de tal partícula pode ser realizada pelo Iodo-131, conforme a equação:



Observe que o Iodo-131 emite uma partícula Beta (carga negativa), deixando o isótopo com um número de massa igual a 131 e um número atômico equivalente a 54. A massa continuou a mesma (131), mas como o elemento sofreu decaimento nuclear, surgiu o isótopo correspondente ao elemento Xenônio (Xe).

Aplicação de I-131: o Iodo-131 é usado na detecção e tratamento de câncer da tireoide.

As partículas Beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas Alfa, uma vez que conseguem atravessar uma folha de papel alumínio. No entanto, são barradas por uma placa de madeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Emissão de partícula Beta
Emissão de partícula Beta
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Explosão de raios Gama no espaço.
Radiação Gama
Radiação eletromagnética, raios gama, elementos radioativos, alta energia, radiação alfa ou beta, Salmonella Typhimurium, descontaminação de alimentos, eliminação de microrganismos patogênicos, esterilizar equipamentos médicos.
Combinação de efeito explosivo com danos radioativos.
Bomba de dispersão radiológica
Dispositivo que usa da disperção para alcançar efeitos radiológicos.
Frederick Soddy propôs as leis da radioatividade *
Leis da radioatividade
Conheça as leis da radioatividade e como elas explicam a formação de um novo elemento químico a partir de emissões radioativas!
O Model-Padrão da Física de Partículas é dividido em bósons, quarks e léptons
Modelo-Padrão da Física de Partículas
Conheça a teoria da Física de Partículas chamada de Modelo-Padrão: uma das teorias físicas mais bem-sucedidas sobre a composição da matéria. O Modelo-Padrão descreve a matéria como uma combinação de 17 partículas elementares, divididas entre férmions e bósons.