Whatsapp icon Whatsapp

Hidrogênio combustível

Abastecimento com combustível hidrogênio
Abastecimento com combustível hidrogênio

O hidrogênio possui propriedades únicas como seu baixo ponto de fusão (- 259 °C) e ebulição (-253 °C), pode-se apresentar nas fases líquida, sólida e gasosa. O hidrogênio na forma de combustível se encontra na forma gasosa.

A previsão é que o hidrogênio seja o combustível do futuro, as Indústrias Petrolíferas já estudam a adoção desse elemento para gerar energia elétrica e como combustível veicular. As principais vantagens desse combustível são: fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente.

Por que o combustível hidrogênio trará benefícios para o homem? Porque combate à poluição, já que este não polui. Os veículos movidos a hidrogênio não terão motor a combustão, serão elétricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.

No estado natural e sob condições normais, o hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido, quando é queimado com oxigênio puro, os únicos produtos são calor e água. É com base nesse princípio, de que os produtos da combustão de hidrogênio são somente água e calor, é que se caracterizou o combustível do futuro: não emite dióxido de carbono, partículas contaminantes, óxidos de azoto e enxofre, que são os principais causadores da poluição ambiental (chuvas ácidas, aquecimento global, etc.).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O hidrogênio foi escolhido para combustível em virtude de sua capacidade de armazenar energia e ao seu baixo peso molecular, e mais, quando produzido de fontes e tecnologias renováveis, como hidráulica, solar ou eólica, o hidrogênio torna-se um combustível renovável. O melhor é que esse moderno combustível pode ainda ser produzido através da gaseificação do bagaço da cana-de-açúcar, ou retirado de fontes fósseis (gás natural, nafta).

É assim que serão os combustíveis do futuro: não poluentes e econômicos.

Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.