Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Físico-Química
  4. Eletroquímica
  5. Purificação de Alumínio através da Eletrólise

Purificação de Alumínio através da Eletrólise

Como se sabe, os metais não se encontram de forma pura na natureza, é preciso extrair e posteriormente purificar para obtê-los sem resíduos (impurezas). O primeiro a realizar a façanha de purificar metais através da eletrólise foi Charles Hall, no ano de 1886.

A Eletrólise é um método muito usado para este fim em razão da economia e eficiência desse método. A eletrólise ocorre na presença de eletrodos, esses são denominados de cátodo e ânodo.

Cátodo: É o eletrodo negativo que atrai cátions, e é nele que ocorre a redução do cátion.

Ânodo: O eletrodo positivo que atrai ânions e, por isso, é aqui que se dá a oxidação do ânion.

Acompanhe o processo usado por Charles Hall para a purificação de Alumínio:

1. A Aluminita (Al2O3), também conhecida como óxido de alumínio, é colocada no estado fundido em um tanque de ferro revestido com carbono. Esse tanque funciona como cátodo;

2. Os ânodos são constituídos de bastões de carbono mergulhados na Aluminita fundida;

3. As reações de oxirredução promovidas por esse processo originam Alumínio puro no cátodo.

Equações do processo:

Reação no Ânodo         3 O2- (l) → 3/2  O2 (g) + 6 é

Reação no cátodo        2 Al3+ (l) + 6 é → 2 Al (l)

Equação final               2 Al3+ (l) + 3 O2- (l) → 3/2 O2 (g) + 2 Al (l)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
As pilhas e baterias, sem as quais não conseguimos viver, são resultantes dos estudos da Eletroquímica
Eletroquímica
Introdução ao estudo da Eletroquímica — um ramo da Química que estuda os processos que ocorrem nas pilhas e na eletrólise.
Pilhas modernas
Pilhas ou Células Eletroquímicas
Entenda o que caracteriza uma pilha em Eletroquímica, como ocorre o seu funcionamento, o que é o cátodo, o ânodo, a ponte salina, entre outros conceitos.
Já imaginou que o sal de cozinha (cloreto de sódio) poderia originar o sódio metálico, que é tão reativo que chega a explodir em contato com a água?
Eletrólise do Cloreto de Sódio
Entenda como ocorre a eletrólise do cloreto de sódio (ígnea e em meio aquoso), quais são as reações envolvidas e os produtos obtidos.
Fios de cobre são produzidos a partir de processos de purificação.
Purificação do cobre
Entenda aqui como é feita a purificação do cobre, processo que envolve um método físico (flotação) e um método químico (eletrólise) com o objetivo de elevar o teor de pureza desse metal e, assim, ampliar sua condutibilidade elétrica. Confira!
Sensação de choque: morder papel alumínio.
História das pilhas
Médico italiano Luigi Galvani, descoberta das pilhas, ferro, cobre, diferença de potencial, fluxo de elétrons, passagem de corrente elétrica, metais presentes em obturações dentárias.
A nave americana Apollo é movida à pilha de combustível e em 7 dias consome 680 kg de hidrogênio, produzindo 720 L de água
Pilha de Combustível
Entenda a diferença entre células e pilhas de combustíveis, sua constituição, funcionamento e por que elas vêm sendo consideradas por muitos como as pilhas do futuro.
Muitas medalhas são feitas de um metal mais barato e são revestidas com metais mais nobres, como o ouro, por meio de eletrólise com eletrodos ativos
Eletrólise com Eletrodos Ativos
A purificação do cobre e a douração de joias e outros materiais são exemplos de processos de eletrólise com eletrodos ativos.