Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Redação
  3. Como enriquecer o vocabulário visando ao aperfeiçoamento linguístico?

Como enriquecer o vocabulário visando ao aperfeiçoamento linguístico?

A resposta para o referido questionamento está na prática vivenciada no dia a dia. Enquanto seres humanos, somos eternos aprendizes e, como tal, constantemente estamos em busca do aperfeiçoamento no que se refere aos conhecimentos adquiridos.

Torna-se importante nos atermos àquela expressão de que o “homem” é produto do meio. A afirmação pauta-se no exemplo de uma criança ainda em fase de formação, uma vez que a mesma falará “certo ou errado” de acordo com as experiências compartilhadas pelas pessoas com as quais ela convive.

Partindo desse pressuposto, a aquisição de um bom vocabulário advém da nossa formação cultural, como sendo seres eminentemente sociais. Tal formação mantém uma estreita relação com o cultivo a uma leitura permanente, com o convívio entre pessoas cultas que se expressam de maneira correta e, principalmente, com a prática da escrita.

Grande parte das pessoas apresenta dificuldade no momento da escrita, pois o ato de escrever assemelha-se muito a um ourives, que, ao lapidar uma pedra preciosa, essa vai tomando forma e se transformando numa joia de rara beleza.

Dessa forma, leitura, escrita e fala formam uma tríade indissociável, pois o nosso vocabulário enriquece ao passo que nos tornamos assíduos leitores, expectadores de bons programas da mídia de uma forma geral e, consequentemente, escritores incessantes, buscando sempre ampliar o nosso poder da linguagem, haja vista que a mesma nos faz seres diversificados e aptos a enfrentar as exigências e o dinamismo da sociedade contemporânea.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Leitura e escrita - fatores indissociáveis
Leitura e escrita - fatores indissociáveis
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assuntos relacionados
Texto expositivo
Descubra o que é texto expositivo. Saiba qual é sua estrutura e características. Veja os tipos de textos expositivos possíveis, e aprenda como elaborar um bom texto.
Detalhes como a iluminação podem causar sonolência durante a leitura
Ler dá sono?
Alguma vez você já ficou com sono ao ler um livro? Clique aqui e descubra por que, às vezes, ler dá sono!
Para ler é necessário uma postura correta!
Postura correta para ler
Saiba qual é a posição que você deve ficar quando vai ler!
Como toda modalidade, os textos que pertencem à categoria dos narrativos perfazem-se de traços distintos
Textos narrativos
Uma modalidade de cunho recorrente... Assim, clicando saberá acerca dessa recorrência e aproveitará para descobrir muito, mas muito mais: textos narrativos, ora!
Os gêneros textuais jornalísticos se revestem de características linguísticas específicas
Gêneros textuais jornalísticos
Gêneros textuais jornalísticos? Aqui, somente aqui, você os encontra e conhece todas as particularidades linguísticas que os norteiam!
A intertextualidade pode acontecer em forma de citação, paráfrase e paródia, implícita ou explicitamente
Intertextualidade
Linguística Textual: Clique e saiba o que é intertextualidade, seus diferentes registros e exemplos na língua portuguesa.
As diferentes formas de linguagem se manifestam nas distintas circunstâncias comunicativas
Diferentes formas de linguagem
Por meio desta seção, você terá a oportunidade de conhecer as diferentes formas de linguagem, bastando um clique, apenas!
Gêneros textuais
Conheça o conceito dos gêneros textuais e seus constituintes. Aprenda a diferenciar tipos de gêneros textuais e tenha um ótimo desempenho em suas avaliações.