Whatsapp icon Whatsapp

Como enriquecer o vocabulário visando ao aperfeiçoamento linguístico?

Leitura e escrita - fatores indissociáveis
Leitura e escrita - fatores indissociáveis

A resposta para o referido questionamento está na prática vivenciada no dia a dia. Enquanto seres humanos, somos eternos aprendizes e, como tal, constantemente estamos em busca do aperfeiçoamento no que se refere aos conhecimentos adquiridos.

Torna-se importante nos atermos àquela expressão de que o “homem” é produto do meio. A afirmação pauta-se no exemplo de uma criança ainda em fase de formação, uma vez que a mesma falará “certo ou errado” de acordo com as experiências compartilhadas pelas pessoas com as quais ela convive.

Partindo desse pressuposto, a aquisição de um bom vocabulário advém da nossa formação cultural, como sendo seres eminentemente sociais. Tal formação mantém uma estreita relação com o cultivo a uma leitura permanente, com o convívio entre pessoas cultas que se expressam de maneira correta e, principalmente, com a prática da escrita.

Grande parte das pessoas apresenta dificuldade no momento da escrita, pois o ato de escrever assemelha-se muito a um ourives, que, ao lapidar uma pedra preciosa, essa vai tomando forma e se transformando numa joia de rara beleza.

Dessa forma, leitura, escrita e fala formam uma tríade indissociável, pois o nosso vocabulário enriquece ao passo que nos tornamos assíduos leitores, expectadores de bons programas da mídia de uma forma geral e, consequentemente, escritores incessantes, buscando sempre ampliar o nosso poder da linguagem, haja vista que a mesma nos faz seres diversificados e aptos a enfrentar as exigências e o dinamismo da sociedade contemporânea.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

As diferentes formas de linguagem se manifestam nas distintas circunstâncias comunicativas
Diferentes formas de linguagem
Por meio desta seção, você terá a oportunidade de conhecer as diferentes formas de linguagem, bastando um clique, apenas!
Gêneros textuais
Conheça o conceito dos gêneros textuais e seus constituintes. Aprenda a diferenciar tipos de gêneros textuais e tenha um ótimo desempenho em suas avaliações.
Os gêneros textuais jornalísticos se revestem de características linguísticas específicas
Gêneros textuais jornalísticos
Gêneros textuais jornalísticos? Aqui, somente aqui, você os encontra e conhece todas as particularidades linguísticas que os norteiam!
A intertextualidade pode acontecer em forma de citação, paráfrase e paródia, implícita ou explicitamente
Intertextualidade
Linguística Textual: Clique e saiba o que é intertextualidade, seus diferentes registros e exemplos na língua portuguesa.
Detalhes como a iluminação podem causar sonolência durante a leitura
Ler dá sono?
Alguma vez você já ficou com sono ao ler um livro? Clique aqui e descubra por que, às vezes, ler dá sono!
Para ler é necessário uma postura correta!
Postura correta para ler
Saiba qual é a posição que você deve ficar quando vai ler!
Imagem com diversos postes de gêneros textuais
Texto expositivo
Descubra o que é texto expositivo. Saiba qual é sua estrutura e características. Veja os tipos de textos expositivos possíveis, e aprenda como elaborar um bom texto.
Óculos de leitura sobre página de livro aberto
Textos narrativos
Saiba quais são os elementos do texto narrativo e a sua composição estrutural. Descubra os tipos de discurso no texto narrativo, e veja exemplos.
video icon
Português
William Shakespeare
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra do importante poeta da língua inglesa William Shakespeare. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.