Hipertexto
Hipertexto é um texto que apresenta hiperlinks e, assim, permite uma leitura não linear. Ele apresenta caráter interativo, já que os leitores podem escolher o percurso da leitura. A página inicial do nosso site, por exemplo, é um hipertexto.
Leia também: Afinal, o que é texto?
Resumo sobre hipertexto
- O hipertexto é um texto em espaço digital, com hiperlinks que o conectam com outros textos.
- Conteúdos de enciclopédias, dicionários e manuais, que apresentam hiperlinks, são exemplos de hipertexto.
- A principal característica do hipertexto é a não linearidade, já que o leitor é quem escolhe o percurso de leitura.
- A hipermídia apresenta linguagens que se interconectam, de forma a se configurar em um hipertexto multimídia.
- Por apresentar hiperlinks, o hipertexto, de forma geral, apresenta caráter intertextual.
O que é hipertexto?
Hipertexto é um termo associado à informática e traz a ideia de não linearidade na leitura de um texto, pois o hipertexto está relacionado à conexão ou ligação entre vários textos, ou seja, um conjunto de textos que se interconectam no mundo digital.
Tais textos em suporte eletrônico estão unidos ou interligados pelo que se convencionou chamar de “hiperlink”. Isso significa que, ao ler um hipertexto, o usuário pode clicar em alguma parte desse texto e ser direcionado a outro texto, o qual também apresenta hiperlinks. Desse modo, o caminho de leitura de cada leitor é único, pois depende de sua escolha individual.
O termo “hipertexto” foi criado, em 1965, pelo filósofo estado-unidense Theodore Nelson.
Exemplos de hipertexto
As enciclopédias virtuais são um bom exemplo de hipertexto aberto, uma vez que seus conteúdos apresentam diversos hiperlinks, de forma a interconectar inumeráveis textos.
No espaço digital, também são exemplos de hipertexto: dicionários, manuais e conteúdos sobre diversos assuntos. Enfim, todos os textos on-line que apresentam hiperlinks e, portanto, permitem que o leitor possa acessar outras informações ou conhecimentos, formam hipertextos.
Principais características do hipertexto
O hipertexto é um fenômeno linguístico e digital que exige a interação e a autonomia do leitor. Ele apresenta as seguintes características:
- caráter não linear;
- conexão ou ligação entre documentos;
- presença de hiperlinks;
- diálogo entre textos;
- ampliação do conceito de autoria por meio da leitura interativa.
Hipertexto na educação
O hipertexto é amplamente relacionado à educação. Segundo Cláudia Augusto Dias, doutora em Ciências da Informação, o hipertexto permite
o acesso imediato, e praticamente ilimitado a enormes volumes de informação, de forma direta (em contraposição ao acesso sequencial do texto tradicional). O estudante vai direto ao assunto que lhe interessa. A estrutura lógica arbitrada pelo autor, em documentos sequenciais, pode ser contraproducente no processo de aprendizagem de algumas pessoas. Com o hipertexto, o estudante tem a liberdade de estruturar o documento da forma que mais lhe convém, melhorando e acelerando sua compreensão do tema em estudo. O hipertexto, como dispositivo didático, provê um ambiente propício à exploração, em que o aluno desenvolve seu próprio estilo cognitivo.
Desse modo, o hipertexto integra o processo educativo, mas exige que o estudante tenha desenvolvido autonomia para aproveitar os benefícios hipertextuais. Além disso, o hipertexto acelera o processo educativo, já que permite que o estudante possa obter informações de forma objetiva, ou seja, buscar exatamente o conhecimento que procura.
Diante dessa realidade, cada vez mais o papel do educador centra-se na formação de pessoas críticas, capazes de fazer boas escolhas e de analisar informações. Afinal, o hipertexto propicia uma maior independência intelectual daquele que aprende, já que ele pode explorar vários textos, de forma rápida e interdisciplinar, e escolher a informação que lhe interessa.
Hipertexto e jornalismo
Os principais jornais do Brasil e do mundo apresentam notícias e reportagens on-line, e, como qualquer conteúdo virtual escrito, elas são hipertextos. Afinal, nesses conteúdos jornalísticos, os hiperlinks estão presentes.
Assim, ao ler uma notícia ou reportagem, os leitores têm a chance de, em algum momento da leitura, acessarem, por meio de um hiperlink, alguma outra informação, notícia ou reportagem, inclusive de épocas bem diferentes. O hipertexto jornalístico, portanto, pode conectar notícias relacionadas em épocas distintas.
Como fazer um hipertexto?
O texto em espaço digital, ou hipertexto, deve apresentar hiperlinks que o conectam a outros textos virtuais. Portanto, o hipertexto não apresenta uma forma específica, mas uma função.
Qual a função do hipertexto?
É possível dizer que a função do hipertexto é interconectar diversos saberes, por meio de conteúdos distintos e, assim, permitir a interatividade por parte de receptores(as) de tais conteúdos, facilitando a aquisição do conhecimento interdisciplinar e irrestrito.
Hipertexto x hipermídia
- Hipertexto: é um texto em espaço digital, com hiperlinks que o conectam com outros textos. Nesse texto, os leitores podem escolher o percurso da leitura, motivo pelo qual possui caráter interativo.
- Hipermídia: Segundo o doutor em Educação George França, a hipermídia “compõe-se como um ‘mix’ de linguagens, unindo várias mídias que se complementam, sustentando-se como linguagem híbrida”. Já Cláudia Augusto Dias define a hipermídia da seguinte maneira: “interfaces, novas tecnologias de armazenamento, design utilizando arquitetura orientada a objeto, espaços tridimensionais etc.”. Portanto, a hipermídia apresenta linguagens verbais, auditivas e visuais que estão interconectadas.
É possível afirmar que a hipermídia é um hipertexto multimídia, pois os hiperlinks não conectam apenas textos, mas também linguagens distintas.
Hipertextualidade x intertextualidade
- Intertextualidade: é o diálogo entre textos, de forma que, para se entender um texto, é necessário acessar informações de outros textos. Por exemplo, são tipos de intertextualidade: citação, alusão, paráfrase, tradução etc.
- Hipertextualidade: de forma ampla, utiliza a intertextualidade explícita, já que permite a ligação ou o diálogo entre diversos textos, cujos conteúdos estão, de alguma forma, inter-relacionados.
Veja também: Intertextualidade — mais detalhes sobre essa relação que se estabelece entre dois ou mais textos
Exercícios resolvidos sobre hipertexto
Questão 1
(Enem)
Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear — da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa — hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor-navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.
MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio: Lucerna, 2007.
No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque
A) é o leitor que constrói a versão final do texto.
B) o autor detém o controle absoluto do que escreve.
C) aclara os limites entre o leitor e o autor.
D) propicia um evento textual-interativo em que apenas o autor é ativo.
E) só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.
Resolução:
Alternativa A.
O texto deixa claro que o leitor constrói a versão final do texto: “o leitor-navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões”.
Questão 2
(Enem)
O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/ leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.
MARCUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.
O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto
A) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
B) é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o menosprezo pela escrita tradicional.
C) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.
D) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.
E) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.
Resolução:
Alternativa E.
O hipertexto permite que o leitor escolha seu próprio percurso de leitura, já que ele pode escolher clicar nesse ou naquele hiperlink. Desse modo, é uma atividade coletiva e colaborativa no sentido autoral, pois, ao optar por determinado caminho de leitura, é como se o leitor também fosse autor do hipertexto.
Fontes
ARAÚJO, Júlio César; LOBO-SOUSA, Ana Cristina. Considerações sobre a intertextualidade no hipertexto. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 9, n. 3, dez. 2009.
DIAS, Cláudia Augusto. Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, dez. 1999.
FRANÇA, George. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a Distância. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, abr. 2009.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
LEOTE, Rosangella. O potencial performático e as interfaces hipermídias. In: LEOTE, Rosangella. ArteCiênciaArte. São Paulo: Editora UNESP, 2015. p. 185-202.