Whatsapp icon Whatsapp

Mecanismo da Fome

A fome é um sinal que determina que o indivíduo deve alimentar o quanto antes.
A fome é um sinal que determina que o indivíduo deve alimentar o quanto antes.
A fome é a sensação fisiológica que se sente quando o organismo necessita de reposição nutricional. A grelina, hormônio liberado pelo estômago quando se encontra vazio, age diretamente no cérebro fazendo com que a sensação de fome seja ativada. Ao ingerirmos qualquer alimento, o estômago por sua vez libera o hormônio PYY que ao agir igualmente no cérebro libera a sensação de saciedade.

Como a manifestação da fome nada mais é do que a falta de caloria no corpo, deve-se evitar ao máximo que a fome apareça, fazendo diversas refeições leves ao longo do dia. Quando a fome se manifesta e não há reposição de nutrientes o organismo por si busca se alimentar das reservas armazenadas de glicose. Ao fim da glicose, o organismo consome as proteínas necessárias na formação dos músculos danificando-os e por fim busca as gorduras.

Os alimentos ingeridos servem para nutrir e para estocar nutrientes no organismo. Quando a alimentação é feita de forma errada, o organismo consome toda a quantidade de nutrientes ingeridos e não estoca nada, danificando os tecidos musculares que são indispensáveis na recepção de estímulos nervosos, bem como a contração muscular.

A falta de nutrientes no organismo pode provocar alguns problemas como desnutrição, atraso no desenvolvimento mental, hipovitaminose, anemia, anorexia, depressão, ansiedade, retenção de líquidos, câimbra, dor de cabeça, desconforto intestinal, memória ruim, cabelos e unhas frágeis, fraqueza, mal-estar, indisposição, colesterol e outros processos orgânicos.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Estrias
Estrias, o que são estrias, como as estrias aparecem, origem das estrias, tipos de estrias, tratamento para as estrias, métodos de prevenção para as estrias, colágeno.
Idade da Pele
Idade da pele, o que é a pele, a composição da pele, as alterações sofridas pela pele, características da pele na infância, características da pele na adolescência, características da pele aos vinte anos, características da pele aos trinta anos, características da pele após os quarenta anos.
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.