Tomate

O tomate, fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum), é um dos frutos mais consumidos em todo o mundo. O mesmo é originário da América do Sul, mais especificamente da região que vai do norte do Chile até a Colômbia. Sabe-se que grandes quantidades de tomates selvagens eram cultivadas na civilização inca, região do atual Peru. Ao contrário do que alguns consideram, o tomate não é um legume, mas sim, um fruto, uma vez que é produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor.

O mesmo é uma baga de coloração que vai do amarelo ao vermelho, graças à presença dos pigmentos licopeno e caroteno. Sua forma é variável, no entanto, é arredondada na maioria das vezes. O tomate apresenta várias e pequenas sementes, embebidas dentro de um líquido gelatinoso formado pelo tecido parenquimático. O fruto possui um sabor ligeiramente ácido.

O tomate é uma boa fonte de vitaminas A, C e do complexo B. O mesmo também possui quantidades significativas de sais minerais, como o Fósforo, Ferro, Potássio, Cálcio, Magnésio, além de conter pouquíssimas calorias.

É recomendável optar por tomates sem sinais de manchas, que sejam lisos, firmes e de cor uniforme. Além disso, o mesmo deve ser conservado na geladeira durante 3 semanas, no máximo. O fruto é grandemente usado em diversos tipos de saladas.
Também pode ser empregado no preparo de purês, molhos, doces, geléias e sucos.

Os maiores produtores mundiais do fruto são: China, Estados Unidos, Turquia, Itália, Índia, Espanha, Egito e Irã. No Brasil, a produção se concentra nos Estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
Tomate
Tomate
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Amendoim
Amendoim
Amendoim, leguminosa de origem vegetal, família do amendoim, origem do amendoim, um dos principais cultivos da África, valor nutritivo do amendoim, leguminosa rica em vitamina E, valor nutritivo do amendoim.
O jiló é um fruto amplamente utilizado na culinária
Jiló
Descubra alguns aspectos interessantes a respeito do jiló e seus benefícios para a saúde.
Cereais integrais são muito importantes para a saúde
O consumo de cereais integrais
Por que alimentar-se com cereais integrais?
Leite
Leite
Composição e benefícios à saúde
Grãos de soja
A soja
Soja, o que é soja, a composição da soja, os benefícios da soja ao organismo, diversidade de produtos feitos a partir da soja, processo de transformação da soja nos produtos.
Milho
Milho
Milho, benefícios do milho para a saúde, características do milho, cereais, alimentos, saúde, emprego do milho na indústria, culinária, maiores produtores de milho.
Beterraba
Beterraba
Beterraba, hortaliça, benefícios da beterraba para a saúde, importância da beterraba, vitaminas, consumo da beterraba, saúde.
Almeirão
Almeirão
Almeirão, valor nutritivo do almeirão, importância do almeirão na saúde, importância dos alimentos na saúde, saúde, chicória amarga, consumo do almeirão, valor nutricional do almeirão.
Noz
Noz
Noz, fruto da nogueira, origem da nogueira, alimento nutritivo, alto valor energético, fruto de sabor levemente amargo, valor nutritivo do fruto, formas de conservação da noz.
Alfafa
Alfafa
Alfafa, características da alfafa, hortaliça, saúde, importância da alfafa na saúde, alimentação, teor nutritivo da alfafa.
Açaí + morango: mistura antioxidante.
Alimento rejuvenescedor
Descubra a fórmula da juventude!