Whatsapp icon Whatsapp

Almeirão

O almeirão é uma hortaliça folhosa rica em vitaminas, sais minerais e fibras, muito consumida em saladas, mas que também pode ser usada em preparações quentes.
O almeirão é uma hortaliça folhosa que apresenta sabor amargo pronunciado.
O almeirão é uma hortaliça folhosa que apresenta sabor amargo pronunciado.

Almeirão (Cichorium intybus) é uma hortaliça folhosa que, junto da alface, se destaca como uma das verduras mais utilizadas em saladas. Seu sabor amargo é característico, o que faz com a planta também seja chamada popularmente de chicória-amarga. Além de muito saboroso, o almeirão é uma hortaliça que apresenta muitos benefícios à saúde, uma vez que é rico em vitaminas, sais minerais e fibras.

Para garantir sua conservação, é importante acondicionar as folhas em vasilhas plásticas com tampa ou sacos plásticos próprios para alimentos e colocá-las na geladeira. Principalmente quando for consumido cru, o almeirão deve ser higienizado adequadamente. Deve-se deixá-lo de molho em solução de água e hipoclorito ou utilizar produtos próprios para higienização de hortaliças.

Resumo sobre o almeirão

  • Almeirão é uma planta da família Asteraceae.

  • As folhas de almeirão são muito consumidas em saladas, mas também podem ser usadas em pratos quentes.

  • O almeirão é uma planta que apresenta nutrientes importantes, sendo rico em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, e vitaminas, como A, C e do complexo B.

  • Apresenta como característica marcante o seu sabor amargo, razão pela qual é também chamado de chicória-amarga.

Características do almeirão

O almeirão (Cichorium intybus) é uma hortaliça folhosa pertencente à família Asteraceae e originária da Europa Mediterrânea. Atualmente, a espécie é cultivada em várias regiões do planeta, sendo conhecidas diferentes cultivares. Dentre as cultivares mais populares podemos citar: folha-larga, branco, pão-de-açúcar e catalonha.

Apesar das diferentes cultivares e peculiaridades de cada uma, podemos destacar algumas características dessa espécie, como as folhas simples e alongadas, sistema radicular pivotante e inflorescência em capítulos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No que diz respeito ao sabor, o almeirão se destaca pelo gosto amargo pronunciado. É uma espécie que se desenvolve em solos férteis e bem drenados e em locais com temperatura entre 12 °C e 24 °C. A colheita acontece, geralmente, 50 dias após a semeadura durante o verão e 70 dias após a semeadura no inverno.

Leia também: Chicória — hortaliça da mesma família do almeirão

Consumo do almeirão

As folhas do almeirão são a parte mais consumida dessa hortaliça, sendo geralmente utilizadas para fazer saladas. Apesar de serem normalmente ingeridas cruas, as folhas podem também ser refogadas e até mesmo serem usadas para fazer recheios de bolinhos e tortas ou junto de arroz e feijão.

Vale destacar que para consumir as folhas cruas, é importante higienizá-las de maneira adequada. Inicialmente, faça a lavagem das folhas em água corrente e coloque-as de molho em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio. Deixe as folhas nessa solução por 20 minutos e, posteriormente, as enxágue com água filtrada. Caso preferir, utilize produtos específicos para higienização de vegetais.

Mãos segurando xícara com chá de almeirão, recipiente com café, flores lilás e cubos de açúcar sobre fundo verde-água.
As raízes de almeirão podem ser torradas e utilizadas em substituição ou como aditivo ao café.

Além das folhas, as raízes de almeirão também podem ser consumidas. Principalmente na França, as raízes são torradas e utilizadas em substituição ou como aditivo do café.

Veja também: Alimentação saudável — verduras na pirâmide alimentar

Conservação das folhas do almeirão

Após adquirir ou colher o almeirão, é importante acondicioná-lo adequadamente. Se deixado fora da geladeira, ele durará apenas um dia, mesmo mantendo a base das folhas em água.

O ideal é colocar as folhas em sacos plásticos próprios para alimentos ou em uma vasilha de plástico tampada na geladeira, onde a hortaliça permanecerá em condições adequadas para consumo por pelo menos três dias.

Por murchar e amarelar rapidamente, é importante não comprar ou colher quantidades exageradas de almeirão, a fim de se evitar desperdícios.

Benefícios do consumo do almeirão

O almeirão é um vegetal com propriedades nutricionais importantes, sendo um alimento rico em vitaminas A, B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, potássio, fósforo e ferro. Além disso, é rico em aminoácidos e fibras.

Vale destacar que o almeirão apresenta mais nutrientes que a alface, possuindo mais calorias, proteínas, fibras, aminoácidos, vitamina A, cálcio e ferro. Popularmente, o almeirão é utilizado para perturbações estomacais, problemas no fígado e renais, possuindo propriedades digestivas e laxativas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A soja
Soja, o que é soja, a composição da soja, os benefícios da soja ao organismo, diversidade de produtos feitos a partir da soja, processo de transformação da soja nos produtos.
Alface
Alface, hortaliças, importância da alface para a saúde, vitaminas, sais minerais, consumo da alface, saladas.
Alimentação e saúde
A importância de se alimentar-se bem.
Café
O café é uma bebida consumida em todo o mundo. Clique para conhecer os benefícios dessa bebida e saber mais sobre o cafeeiro.
Chicória
Chicória, hortaliças, benefícios da chicória para a saúde, importância dos alimentos na saúde, origem da chicória, consumo e emprego da chicória na culinária, saúde, escarola.
Fibras
Entenda o que são fibras e compreenda os benefícios ocasionados pela sua ingestão.
Gelatina
Gelatina, o que é a gelatina, benefícios da gelatina, a composição da gelatina, como encontrar a gelatina, a gelatina alimentar, a gelatina suplementar, a associação da gelatina com os demais alimentos.
Importância do cálcio
Entenda a importância do cálcio para o organismo humano! Acesse!
Refrigerante
Refrigerante, prejuízos que o refrigerante causa na saúde, refrigerante engorda?, consumo de refrigerante em excesso.
Repolho
Repolho, características do repolho, hortaliça, alimentos, utilização do repolho, benefícios do repolho para a saúde.
Sais minerais
Amplie seus conhecimentos a respeito dos sais minerais, substâncias inorgânicas encontradas em seres vivos e na matéria não viva.
Sucos
Sucos, importância dos sucos na saúde, os sucos são ricas fontes de vitaminas, importância da água no organismo, sucos de frutas e hortaliças, sucos nas dietas.
Vitaminas
Entenda o que são vitaminas e a importância dessas substâncias para o organismo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).