Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida é a santa padroeira do Brasil. Ela foi oficializada na posição de padroeira do Brasil em 1930, por determinação do papa Pio XI. O reconhecimento legal de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil se deu por meio da Lei nº 6.802/1980, que também estabeleceu o dia 12 de outubro como Dia de Nossa Senhora Aparecida e feriado nacional.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida se iniciou em outubro de 1717, quando três pescadores encontraram no rio Paraíba do Sul a imagem da padroeira em dois pedaços – o corpo e a cabeça. A imagem foi encontrada em Guaratinguetá, atraindo milhares de pessoas para rezar para a padroeira. Atualmente, a devoção a ela se centraliza na cidade de Aparecida, em São Paulo.
Leia também: Jesus Cristo — a figura central do cristianismo
Resumo sobre Nossa Senhora Aparecida
-
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, ocupando essa posição desde 1930.
-
Nossa Senhora Aparecida é considerada uma protetora que intercede pelos fiéis.
-
A devoção a Nossa Senhora Aparecida se iniciou em 1717, quando a imagem de Nossa Senhora de Conceição foi encontrada em um rio em Guaratinguetá.
-
Atualmente, a devoção a ela está centralizada na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo.
-
A Lei 6.802/1980 oficializou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil e estabeleceu o dia 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, como feriado nacional.
História de Nossa Senhora Aparecida
-
Achamento da imagem de Nossa Senhora Aparecida
A tradição religiosa de Nossa Senhora Aparecida conta que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por três pescadores no rio Paraíba do Sul, localizado no estado de São Paulo. O encontro da imagem aconteceu em outubro de 1717, quando duas autoridades estavam de passagem por Guaratinguetá.
A presença dessas autoridades motivou uma festa na cidade, e por causa disso três pescadores, chamados Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, foram ao rio para pescar e oferecer os peixes aos visitantes. Durante a pescaria, os três realizaram uma reza para a Virgem Maria pedindo ajuda para que sua pescaria tivesse sucesso.
Logo após a oração, os pescadores lançaram uma rede sobre o rio e içaram uma imagem de Nossa Senhora Aparecida sem a cabeça. Em seguida, jogaram novamente a rede e, dessa vez, içaram a cabeça da imagem. A tradição diz que nessa mesma pescaria, os pescadores capturaram tantos peixes que o barco quase afundou.
-
Devoção a Nossa Senhora Aparecida
Depois do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ela ficou em posse de um dos pescadores por 15 anos. Pessoas das redondezas iam até a propriedade do pescador para rezar diante da imagem. Relatos de milagres começaram a circular, e uma grande devoção a Nossa Senhora Aparecida se estabeleceu.
A família do pescador construiu um pequeno altar para a imagem de Nossa Senhora Aparecida em Porto do Itaguaçu, atraindo mais fiéis para a região. Em 1734, uma capela foi construída em Guaratinguetá para centralizar o culto a Nossa Senhora Aparecida. A devoção a Nossa Senhora Aparecida seguiu crescendo, e até mesmo D. Pedro I (ainda como regente do Brasil) chegou a visitar a capela.
O crescimento da devoção a Nossa Senhora Aparecida fez com que uma basílica fosse construída para a santa, dessa vez em 1834. Essa basílica é atualmente conhecida pelos fiéis de Basílica Velha.
-
Coroação de Nossa Senhora Aparecida
O crescimento do culto e da devoção a Nossa Senhora Aparecida passaram também por outros acontecimentos importantes. Um deles foi quando a Basílica de Nossa Senhora Aparecida recebeu dois presentes da princesa Isabel: uma coroa de ouro com diamantes e rubis e um manto azul. Em 1904, a coroa e o manto foram utilizados no evento de coroação canônica da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Essa celebração foi conduzida por D. José Camargo Barros.
-
Padroeira do Brasil
O crescimento do culto de Nossa Senhora Aparecida fez com que sua transformação em padroeira do Brasil fosse cogitada por D. Pedro I. A consagração dela como padroeira do Brasil se deu por meio de um decreto papal emitido por Pio XI. Sua proclamação como padroeira do Brasil foi oficializada na Igreja Católica no dia 16 de julho de 1930. O reconhecimento na legislação brasileira de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil só aconteceu em 30 de junho de 1980, por meio da Lei nº 6.802/1980.
Leia também: Qual o significado da Quarta-Feira de Cinzas?
Qual a função de Nossa Senhora Aparecida?
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e, por isso, é vista pelos fiéis como uma figura que garante proteção e auxílio para quem intercede por ela. Os fiéis acreditam que a intercessão de Nossa Senhora Aparecida se dá especialmente para aqueles que são necessitados, e ela é vista como a responsável por intermediar os pedidos dos fiéis até Jesus.
Lista de milagres de Nossa Senhora Aparecida
A devoção a Nossa Senhora Aparecida é uma das maiores do Brasil, e os fiéis relatam uma série de milagres que são atribuídos à padroeira. Vejamos quais os milagres:
-
O primeiro milagre relacionado a ela é a mencionada pesca milagrosa dos pescadores que encontraram a sua imagem, em 1717. Nessa pesca, os pescadores capturaram um grande número de peixes, fazendo com que o barco quase afundasse.
-
Outro milagre atribuído a ela é o apagamento repentino de velas que os fiéis levavam para o altar dela. As velas se apagavam sem motivo que justificasse o seu apagamento e também acendiam sozinhas.
-
Em 1874, uma jovem cega teria sido curada de sua cegueira quando realizava com sua família o trajeto na direção de Aparecida para visitar o santuário da padroeira.
-
É atribuído a Nossa Senhora Aparecida o milagre de ter rompido as correntes que aprisionavam um escravo que teria fugido e ido ao santuário da padroeira pedir para que ela o libertasse a escravidão.
-
Outro milagre atribuído a Nossa Senhora Aparecida aborda uma situação em Mato Grosso. Segundo a tradição religiosa, lá havia um homem, conhecido por ser cavaleiro, que não acreditava no poder da padroeira. Ele teria tentado entrar em uma igreja montado no cavalo, mas o animal teria ficado sem conseguir se mover próximo ao portal da igreja.
Imagem de Nossa Senhora Aparecida
A imagem de Nossa Senhora Aparecida que foi encontrada pelos pescadores em 1717 era uma imagem, na verdade, de Nossa Senhora da Conceição. Ela era feita de terracota, possuindo 36 centímetros e pesando 2,5 kg. Os pesquisadores apontam que a imagem tem um tom escurecido, certamente por conta do tempo que a imagem ficou submersa no rio Paraíba do Sul.
Acredita-se que a imagem teria sido jogada no rio após ter sido danificada. Isso provavelmente aconteceu porque, na cultura popular, guardar a imagem de um santo danificada é algo que poderia causar má sorte. Existem outras hipóteses que foram levantadas, como a que sugere que a imagem poderia ter sido levada após uma enchente que atingiu o município de Roseira.
Como é a oração a Nossa Senhora Aparecida?
A devoção de Nossa Senhora Aparecida é realizada de diversas formas, inclusive por meio de orações. Uma oração bem tradicional à padroeira é a seguinte:
Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós abandonado.
Animados com esta confiança, a vós recorremos. Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa Mãe, nossa protetora, consolação e guia, esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Santíssimo Filho, Jesus. Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais.
Livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Santuário de Nossa Senhora Aparecida
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ou Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é o templo religioso onde a devoção à padroeira no Brasil se concentra. Essa catedral se localiza na cidade de Aparecida, sendo considerada a maior catedral que existe no mundo.
A catedral atual de Nossa Senhora Aparecida teve o lançamento de sua pedra fundamental em 10 de setembro de 1946, mas as obras de construção do local só se iniciaram efetivamente em 11 de novembro de 1955. A primeira missa aconteceu um dia após o lançamento da pedra fundamental.
O local possui grandes dimensões, e a basílica possui 188 metros de comprimento, 183 metros de largura, além de sua cúpula ter 70 metros de altura e a torre possuir 109 metros de altura. Ao todo, a basílica tem 23 mil metros quadrados, podendo abrigar 30 mil pessoas internamente, número que pode ser expandido para 300 mil quando há celebrações externas.
A autoria da imagem é alvo de polêmicas, mas se acredita que ela teria sido produzida no século XVII. Muitos atribuem sua autoria a Agostinho de Jesus, um sacerdote beneditino.
Leia também: As maiores religiões do mundo
Músicas de Nossa Senhora Aparecida
A celebração com músicas também é uma forma de realizar a devoção a Nossa Senhora Aparecida. Há diversas canções que prestam culto e homenagem à padroeira. Aqui, veremos a letra de uma canção composta por Belmiro Braga e Padre João Batista:
Virgem Mãe Aparecida,
estendei o vosso olhar
sobre o chão de nossa vida,
sobre nós e nosso lar.
Virgem Mãe Aparecida, nossa vida,
nossa luz dai-nos sempre nessa vida
paz e amor ao bom Jesus.
Dai-nos sempre nessa vida
paz e amor no Bom Jesus.
Estendei os vossos braços,
que trazeis no peito, em cruz
para nos guiar os passos
para o reino de Jesus.
Desta vida nos extremos
trazei paz, trazei perdão.
A nós, mãe, que vos trazemos
todo o amor do coração.
12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida
A importância da devoção a Nossa Senhora Aparecida para a religiosidade brasileira fez com que fosse estabelecido um feriado nacional em sua homenagem. Como citado, ela foi transformada em padroeira do Brasil em 1930, e a Lei nº 6.802/1980 oficializou a escolha do dia 12 de outubro como o dia do feriado para Nossa Senhora Aparecida. A escolha desse dia não tem relação com o aparecimento da imagem da padroeira, pois a tradição diz que a imagem foi encontrada na segunda metade do mês de outubro.
Nossa Senhora Aparecida na cultura popular
Nossa Senhora Aparecida é uma figura bastante popular na religiosidade brasileira e, por isso, sua presença também ocorre na cultura popular de nosso país. Uma das aparições mais populares de Nossa Senhora Aparecida na cultura popular foi na obra de literatura de Ariano Suassuna “O Auto da Compadecida”. Essa obra ganhou enorme notoriedade em nossa cultura devido a sua adaptação ao cinema.
No filme “O Auto da Compadecida”, lançado em 2000, Nossa Senhora Aparecida é interpretada pela atriz Fernanda Montenegro. Uma segunda edição do filme será lançada em 2024, e Nossa Senhora Aparecida será interpretada por Taís Araújo. Nossa Senhora Aparecida também apareceu em uma novela chamada “A Padroeira”. Essa novela foi transmitida pela Globo entre 2001 e 2002.
Curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida
-
Em 1978, a imagem de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado, sendo destruída e fragmentada em quase duzentos pedaços. Foi restaurada por peritos do Masp.
-
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é a maior catedral do mundo e o segundo maior templo católico do mundo, estando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no vaticano.
Créditos da imagem
[1] José Luiz Bernardes Ribeiro / CC BY-SA 3.0 / Wikimedia Commons
Fontes
RAJAB, Yasmin. Nossa Senhora Aparecida: conheça a história do surgimento da santa. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/10/5133135-nossa-senhora-aparecida-conheca-a-historia-do-surgimento-da-santa.html
CAVICCHIOLI, Giorgia. Nossa Senhora Aparecida: qual a história e o que ela significa. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/faq/nossa-senhora-aparecida.htm
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6802.htm
REDAÇÃO. Oração à Nossa Senhora Aparecida. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/oracao-a-nossa-senhora-aparecida/
BRAZ, Gabriella. De pescadores a escravos: conheça os milagres da padroeira do Brasil. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/10/5133247-nossa-sra-aparecida-conheca-os-milagres-da-padroeira-do-brasil.html
REDAÇÃO. Conheça quais são os milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/festa-da-padroeira/noticia/2022/10/06/conheca-quais-sao-os-milagres-atribuidos-a-nossa-senhora-aparecida.ghtml
REDAÇÃO. História do Santuário Nacional. Disponível em: https://www.a12.com/santuario/santuario-nacional-de-nossa-senhora-aparecida
REDAÇÃO. 7 músicas para Nossa Senhora Aparecida. Disponível em: https://www.a12.com/jovensdemaria/noticias/7-musicas-para-nossa-senhora-aparecida
REDAÇÃO. Músicas da festa da padroeira. Disponível em: https://santuarionacional.org.br/downloads/2019/09/festa-padroeira-do-brasil-2019-musicas.pdf