Whatsapp icon Whatsapp

Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa é uma data vinculada à celebração da Páscoa no cristianismo. Esse dia é conhecido como o dia em que Jesus foi crucificado e morreu.
Homem segurando uma grande cruz de madeira, cercado por dois soldados romanos em peça teatral comum na Sexta-Feira Santa.
A Sexta-Feira Santa, conhecida também como Sexta-Feira da Paixão, marca o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morto. [1]

Sexta-Feira Santa é uma data no cristianismo que está diretamente vinculada à celebração da Páscoa, sendo que os cristãos consideram que nesse dia Jesus Cristo foi crucificado e morto pelos romanos. A celebração da Sexta-Feira Santa é marcada pelo luto e pela ampliação de práticas de devoção dos fiéis.

A data da Sexta-Feira Santa depende da definição da data da Páscoa, e esse dia é marcado pela realização de uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo, além de contar com encenações teatrais chamadas Paixão de Cristo e uma procissão que simula o enterro de Jesus.

Leia também: História da Páscoa — origens da celebração e influências que sofreu ao longo do tempo

Resumo sobre a Sexta-Feira Santa

  • A Sexta-Feira Santa é um dia sagrado que está relacionado com a Páscoa.

  • Segundo a tradição cristã, esse dia é conhecido como o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morto.

  • A data da Sexta-Feira Santa depende da definição do dia da Páscoa.

  • É um dia de luto e tratado pelos fiéis com bastante devoção.

  • É comum que os fiéis evitem o consumo de carnes vermelhas.

O que é a Sexta-Feira Santa na Páscoa cristã?

A Sexta-Feira Santa é um dia sagrado e de grande importância para o calendário litúrgico dos cristãos. A celebração desse dia é parte da cerimônia da Páscoa, a festividade cristã que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Basicamente, a Sexta-Feira Santa é conhecida por ser o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu.

Os cristãos referem-se a esse dia também como Sexta-Feira da Paixão, sendo que a palavra “paixão” advém do latim passio, que significa “sofrimento”. A Sexta-Feira Santa antecede o Domingo de Páscoa em dois dias, seguindo a lógica da narrativa cristã que diz que no terceiro dia Jesus Cristo teria ressuscitado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sexta-Feira Santa no Tríduo Pascal

A Sexta-Feira Santa faz parte da Semana Santa, o conjunto de dias que constituem a última semana de Jesus Cristo. De acordo com a liturgia católica, essa semana se inicia com o Domingo de Ramos, que relembra a chegada triunfal de Jesus a Jerusalém. Além disso, a Sexta-Feira Santa também faz parte do que é conhecido como Tríduo Pascal.

O Tríduo Pascal reúne três dias da Semana Santa, que são: Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. Cada um desses dias ficou marcado por um evento distinto durante a crucificação e morte de Jesus Cristo, portanto eles têm significados diferentes na liturgia cristã.

Esse é um período de muita devoção para os cristãos, pois relembra exatamente a morte e crucificação de Jesus Cristo. Na Sexta-Feira Santa, o foco deve ser Jesus, por isso as imagens de outros santos são cobertas nas igrejas católicas. Além disso, a Igreja entende que é um dia de penitência e orienta os seus fiéis a evitarem o consumo de carne, principalmente o de carne vermelha.

Veja também: O que representa para os cristãos a Quarta-Feira de Cinzas?

Costumes da Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa já possui algumas tradições consolidadas na cultura religiosa, especialmente dos católicos. Um evento de grande repercussão são as peças teatrais que retratam a prisão e crucificação de Cristo, conhecidas como Paixão de Cristo. Essas peças teatrais são realizadas em diversos locais.

Muitos fiéis abrem mão do consumo de carne vermelha e de frango nesse dia e optam por consumir apenas carne de peixe. A Sexta-Feira Santa é um dia em que não são realizadas missas, porque se entende que é um dia de luto, mas esse dia é marcado por uma cerimônia religiosa que recebe o nome de Celebração da Paixão de Cristo.

Essa cerimônia é tradicionalmente realizada às 15 horas, o momento em que Jesus teria morrido, de acordo com a tradição cristã. Além disso, é comum que seja realizada a Procissão do Enterro, que simula o enterro do corpo de Jesus Cristo. A liturgia religiosa também prioriza a utilização das cores vermelha e preta.

Sexta-Feira Santa é feriado no Brasil?

A Sexta-Feira Santa é um feriado religioso, mas isso não significa necessariamente que o dia vai ser considerado nacional. Do ponto de vista da Lei nº 10.607, de 16 de dezembro de 2002, a Sexta-Feira Santa não é um feriado nacional, porque essa lei estabelece sete feriados nacionais, e esse dia religioso não é um deles.

Entretanto, a legislação brasileira dá abertura para que esse dia seja considerado um feriado. Isso porque a Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, determina que a Sexta-Feira Santa pode ser considerada feriado desde que haja alguma lei municipal ou estadual que estabeleça isso. Por fim, o governo pode emitir uma portaria que anuncia se o dia será considerado feriado ou não para os órgãos públicos.

Saiba mais: Ovos de Páscoa — como surgiu essa tradição?

Sexta-Feira Santa 2024

Como já vimos, a Sexta-Feira Santa é uma celebração que tem vínculo com a Páscoa, e a definição da data da Páscoa determina, por consequência, a data da Sexta-Feira Santa. A data da Páscoa é fundamental não apenas para a Sexta-Feira Santa, mas para outras importantes datas litúrgicas, como a Quarta-Feira de Cinzas e a data do dia de Corpus Christi, por exemplo.

No caso de 2024, a Sexta-Feira Santa acontece no dia 29 de março, dois dias antes do domingo que marca a ressurreição de Cristo. Neste ano, portanto, o Domingo de Páscoa será no dia 31 de março. A escolha da data da Páscoa não é aleatória e segue um critério que foi estabelecido em um evento chamado Concílio de Niceia, que aconteceu em 325.

O critério adotado para determinar a data da Páscoa estabelece que a Páscoa acontece no primeiro domingo seguido da aparição da primeira Lua cheia após o equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, e equinócio do outono, no Hemisfério Sul. Por meio desse critério é que se estabelecem as datas da Páscoa desde o século IV.

A Semana Santa será celebrada no Brasil como convencionalmente é celebrada todos os anos. Muitos fiéis iniciam sua preparação para a Páscoa já com a observância da Quaresma e das penitências que acontecem durante esse período. Muitos participam ativamente das missas que ocorrem nesse período e dos eventos da Sexta-Feira Santa.

Créditos da imagem

[1] Ministério da Cultura / Wikimedia Commons

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Comer muitos ovos de Páscoa faz mal?
Clique aqui e entenda por que comer muitos ovos de Páscoa faz mal mesmo o chocolate apresentando substâncias benéficas para o corpo humano.
Data da Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a datação do dia em que se comemora a Páscoa. Entenda os critérios utilizados por cada religião.
História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.
Jesus Cristo
Saiba mais sobre a biografia de Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Saiba o que a História diz sobre a sua existência.
Páscoa Cristã
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre o significado da Páscoa para os cristãos. Entenda como essa comemoração está relacionada com a crucificação e ressurreição de Cristo e veja como ela é comemorada aqui no Brasil durante a Semana Santa.
Quaresma
Acesse o texto e amplie os seus conhecimentos acerca da Quaresma. Entenda o que é essa prática do cristianismo e saiba quando ela começou.
Quarta-Feira de Cinzas
Clique no link para saber mais detalhes sobre a Quarta-Feira de Cinzas, data presente no calendário católico.
video icon
Escrito"Civilização Micênica" Próximo ao Fresco de uma mulher Micênica.
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.