Whatsapp icon Whatsapp

Páscoa Cristã

A Páscoa é uma das mais importantes – senão a mais – comemoração da tradição cristã. Essa comemoração relembra a crucificação de Cristo e celebra a sua ressurreição.
A Páscoa cristã relembra a crucificação e celebra a ressurreição de Cristo
A Páscoa cristã relembra a crucificação e celebra a ressurreição de Cristo

A Páscoa é uma tradicional comemoração cristã que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo. Essa tradicional festa dos cristãos tem origens judaicas e ganhou novo sentido com os eventos citados. A comemoração cristã possui data móvel estabelecida pela Igreja no século IV d.C. O termo Páscoa no idioma português deriva dos termos “Pesach”, do hebraico; “Pascha”, do latim; e “Paskha”, do grego.

Páscoa Cristã

A Páscoa, originalmente, é uma comemoração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Segundo a tradição hebraica, a realização da festa aconteceu por uma ordem enviada por Javé a Moisés, que, em seguida, repassou-a para os hebreus. A Páscoa judaica relembra a passagem do anjo da morte durante a execução da décima praga do Egito. Por essa razão, a Páscoa para os judeus é chamada de “Pesach”, que significa “passagem” em português.

No entanto, a Páscoa comemorada pelos cristãos possui um significado diferente da comemorada pelos judeus apesar da festa cristã ter uma conexão com a festa judaica. O real significado da Páscoa para os cristãos está relacionado com a crucificação, morte e ressurreição de Cristo que segundo a tradição aconteceu após três dias.

A Páscoa é uma das principais comemorações da tradição cristã – senão a principal – porque evidencia a importância na crença da ressurreição de Cristo. A importância que a ressurreição de Cristo tem dentro do cristianismo é reforçada por uma fala do apóstolo Paulo em I Coríntios 15:14: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”|1|.

O trecho reforça que, sem a Páscoa, ou seja, sem a crença na ressurreição, não haveria sentido na prática da fé cristã. A morte e ressurreição de Cristo são particularmente importantes, pois, para os cristãos, o ato de Cristo oferecer-se em sacrifício salvou a humanidade de seus próprios pecados e deu-lhes a perspectiva de uma nova vida.

Semana Santa

A celebração da Páscoa que acontece no Domingo de Páscoa marca o fim da Semana Santa, período no qual se relembra todos os eventos que resultaram na crucificação de Cristo. A Semana Santa inicia-se no Domingo de Ramos, que marcou o retorno de Jesus para a cidade Jerusalém. Durante essa semana, ainda pode ser destacada a Quinta-feira Santa, quando aconteceu a Última Ceia de Cristo com seus discípulos.

A Última Ceia foi quando Cristo se reuniu e ceou com seus discípulos pela última vez. Ali, Cristo contou aos seus discípulos tudo o que aconteceria em diante: da traição (cometida por Judas Iscariotes) à negação de Pedro. Além disso, na Quinta-feira Santa, é tradicional praticar o rito de lava-pés que relembra a ação de Jesus em lavar os pés de seus discípulos.

A Sexta-feira Santa é marcada pela lembrança da crucificação e morte de Cristo no Calvário. A morte de Cristo, segundo a narrativa bíblica, aconteceu após ele ter sido preso no Getsêmani vítima da traição de Judas Iscariotes. Depois disso, Cristo foi levado a julgamento e, após diversas etapas, foi condenado à crucificação. Torturado, foi crucificado em uma colina conhecida como gólgota.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O dia após a morte de Cristo é conhecido como Sábado de Aleluia e, por fim, o Domingo de Páscoa é o dia da ressurreição de Cristo. O paralelo existente entre as comemorações judaica e cristã está no fato de que os eventos da crucificação de Cristo aconteceram durante as comemorações da Páscoa Judaica.

Tradições da Páscoa Cristã


Nas ruas da Cidade de Goiás (GO), é realizada a Procissão do Fogaréu, que relembra a perseguição e prisão de Cristo*

A comemoração da Páscoa cristã varia bastante de acordo com as diferentes vertentes religiosas do Cristianismo. Assim, existem diferenças pontuais na forma como ortodoxos, católicos e protestantes (e suas diferentes vertentes) comemoram a Páscoa. Aqui no Brasil, a tradição cristã mais bem estabelecida e mais conhecida é a católica.

Assim, durante a Semana Santa, são realizadas diversas missas e encenações, conhecidas como Paixão de Cristo. Essas encenações, em geral, retratam todos os eventos desde a prisão de Cristo até a sua ressurreição. Uma tradição de Páscoa muito conhecida no Brasil é a Procissão do Fogaréu, que acontece nas ruas da Cidade de Goiás, localizada no Estado de Goiás.

Essa apresentação foi introduzida na região no século XVIII por um religioso espanhol e é realizada todos os anos na cidade. A Procissão do Fogaréu encena a perseguição e prisão de Jesus Cristo e todos os anos atrai milhares de pessoas para essa cidade do interior de Goiás. Essa apresentação reuniu aproximadamente 20 mil pessoas na cidade em 2016 |2|.

A data de comemoração da Páscoa pelos cristãos faz menção ao Concílio de Niceia, realizado pela Igreja em 325 d.C. Nesse concílio, foi estabelecido que a Páscoa seria uma comemoração com data móvel, sendo definida no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio de primavera. Assim, dentro desses parâmetros, a Páscoa cristã é comemorada no período entre 22 de março e 25 de abril.

A Páscoa também marca o fim do período da Quaresma, tradicional período de quarenta dias que se inicia após a Quarta-feira de cinzas. Esse período dentro da tradição cristã é marcado por jejuns, alguns praticam a abstinência de carne vermelha, realizam promessas e orações etc.

|1| Trecho retirado da Bíblia Online. Para acessar, clique aqui.
|2| Milhares de fiéis acompanham a Procissão do Fogaréu em Goiás. Para acessar, clique aqui.

*Créditos da imagem: Judson Castro e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Colomba pascal
Clique no link e saiba mais sobre a colomba pascal. Entenda seu significado, quando surgiu, quando deve ser consumida e sua diferença com o panetone.
Data da Páscoa
Clique aqui e acesse este texto para saber mais sobre a datação do dia em que se comemora a Páscoa. Entenda os critérios utilizados por cada religião.
História da Páscoa
Acesse este link do Mundo Educação e tenha acesso a informações sobre os diferentes significados da Páscoa, seja em sua tradição judaica e relacionada à história dos hebreus, seja em sua tradição cristã, relacionada diretamente com a vida de Cristo, além de conhecer algumas influências de outros povos na Páscoa.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!