Bugio (Gênero Alouatta)
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Gênero: Alouatta
Os bugios, também chamados de guaribas ou barbados, ocorrem principalmente no Brasil, Argentina e México, em florestas tropicais úmidas, e até mesmo em savanas.
Este nome é atribuído aos indivíduos do gênero Alouatta: macacos arborícolas, de hábitos herbívoros, corpo forte e cauda longa; com vasta pelagem que varia entre as colorações preta, marrom e vermelha. Com peso que pode variar entre cinco e dez quilos, são considerados um dos maiores primatas neotropicais.
Esses animais vivem cerca de vinte anos, em grupos de organização patriarcal, que podem chegar a quarenta indivíduos, dependendo da espécie. Reproduzem-se o ano inteiro, com gestação de aproximadamente cinco meses, dando origem a apenas um ou, bem raramente, a dois indivíduos.
É considerado o ser mais barulhento do reino animal, cuja vocalização, tanto de machos quanto de fêmeas, pode durar vários minutos, e ser ouvida em até cinco quilômetros de distância. Tal característica só é possível em razão da presença do osso hioide, localizado na base da língua, que funciona tal como uma caixa de ressonância. Dessa forma, o bugio, com seu vasto repertório, pode interagir socialmente de forma eficaz.
Algumas espécies deste gênero, como a Alouatta caraya e Alouatta guariba clamitans, estão ameaçadas de extinção, principalmente pela perda de hábitats e caça indiscriminada, em virtude do uso de sua carne e pele por alguns grupos humanos. Assim, é importante que cuidados relativos à sua conservação, tais como educação ambiental e maior fiscalização de matas, parques e reservas, sejam tomados.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia