Whatsapp icon Whatsapp

Animais

 Animais são organismos pertencentes ao reino Animalia. Esse reino reúne cerca de 1,3 milhão de espécies conhecidas, entretanto pesquisadores acreditam que esse número seja muito maior, atingindo mais de 10 milhões de espécies.

Os animais são encontrados em diferentes locais e adotam diferentes hábitos de vida, existindo, por exemplo, espécies sésseis, espécies que se locomovem livremente e aquelas que adotam hábito de vida parasitário, vivendo sob ou no interior de outros seres vivos. A variação corporal dentro desse grupo também é extremamente grande, havendo espécies microscópicas e espécies com mais de 10 metros de comprimento. Os seres humanos são um exemplo de animal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Animais especialistas e generalistas

Principais características dos animais

Existe uma grande variedade de espécies no reino animal, mas algumas características fazem com que essas espécies estejam reunidas em um mesmo grupo. Veja a seguir as características encontradas em todos os animais.

Os animais são um grupo heterogêneo, entretanto a nutrição heterotrófica e a presença de várias células formando seu corpo são características observadas em todos os representantes.
Os animais são um grupo heterogêneo, entretanto a nutrição heterotrófica e a presença de várias células formando seu corpo são características observadas em todos os representantes.
  • Animais apresentam célula eucariótica: espécies do Reino Animalia apresentam, portanto, células contendo núcleo definido e organelas celulares.

  • Os animais são multicelulares: ou seja, os animais são formados por mais de uma célula. Na grande maioria dos animais, as células estão organizadas em tecidos, que são agrupamentos de células semelhantes que atuam como uma unidade funcional.

  • Animais são organismos heterotróficos: a nutrição dos animais nos permite diferenciá-los de outros grupos de seres vivos. Enquanto as plantas são capazes de sintetizar as moléculas orgânicas das quais necessita por meio da fotossíntese, os animais necessitam ingerir a matéria orgânica. Os fungos são também organismos heterotróficos, como os animais, porém o modo nutricional é diferenciado. Nos fungos, a alimentação ocorre por absorção, que, geralmente, acontece após a liberação de enzimas que atuam na digestão do alimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Animais herbívoros, onívoros e carnívoros

Os animais são frequentemente classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem, podendo receber a denominação de herbívoros, onívoros ou carnívoros.

  • Animais herbívoros: animais que se alimentam de algas e/ou plantas. Como exemplos de animais herbívoros, podemos citar abelha, arara, coala, coelho, girafa e tantos outros.

  • Animais onívoros: animais que se alimentam tanto de algas e/ou plantas quanto de outros animais. Os seres humanos, porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

  • Animais carnívoros: animais que se alimentam exclusivamente de outros animais. São exemplos de animais carnívoros o tigre, leão, urso e onça.

A depender do alimento ingerido pelos animais, eles ocupam diferentes níveis tróficos na cadeia alimentar. Os animais herbívoros são sempre considerados consumidores primários, por se alimentarem de produtores. Os carnívoros podem ser considerados, por exemplo, consumidores secundários, terciários e assim por diante, a depender do animal que for predado, mas não podem ser consumidores primários, pois não se alimentam de produtores. Os onívoros, por sua vez, podem ocupar qualquer nível dos consumidores, pois se alimentam tanto de produtores quanto de consumidores.

Leia também: Animais silvestres — características e exemplos

Classificação dos animais

O reino animal é dividido em vários filos, sendo os mais conhecidos os apresentados a seguir.

As esponjas apresentam o corpo repleto de poros.
As esponjas apresentam o corpo repleto de poros.
  • Porifera: os animais pertencentes ao grupo dos poríferos são conhecidos popularmente como esponjas. São animais sésseis e que não apresentam tecidos verdadeiros. São conhecidos como poríferos devido à presença de vários poros em seu corpo.

Águas-vivas são exemplos de cnidários.
Águas-vivas são exemplos de cnidários.
  • Cnidaria: animais que possuem uma cavidade gastrovascular e uma abertura única, que funciona como boca e ânus. Nesse grupo estão as águas-vivas, hidras e corais.
Platelmintos são vermes de corpo achatado.
Platelmintos são vermes de corpo achatado.
  • Platyhelminthes: animais que apresentam corpo achatado dorsoventralmente, sendo, devido a essa característica, conhecidos também como vermes planos ou achatados. Existem espécies de vida livre e parasitas, sendo essas últimas as mais conhecidas. Como exemplos de platelminto, podemos citar a tênia e o esquistossomo.

Nematódeos apresentam o corpo cilíndrico e afilado nas extremidades.
Nematódeos apresentam o corpo cilíndrico e afilado nas extremidades.
  • Nematoda: animais que apresentam corpo cilíndrico com as extremidades afiladas. Podem ser encontrados no solo e em ambiente aquático, bem como vivendo em plantas e animais. A lombriga é um nematódeo bastante conhecido, sendo responsável por causar doença no ser humano.
Anelídeos apresentam corpo repleto de anéis.
Anelídeos apresentam corpo repleto de anéis.
  • Annelida: animais que apresentam corpo formado por uma série de anéis fusionados. Ocorrem no solo úmido e no ambiente aquático, tanto de água doce quanto marinho. Sanguessugas e minhocas são exemplos de anelídeos.
Moluscos apresentam corpo mole e, muitas vezes, protegido por conchas.
Moluscos apresentam corpo mole e, muitas vezes, protegido por conchas.
  • Mollusca: todos os moluscos apresentam um corpo mole, o qual pode ser ou não protegido por uma concha. São encontrados em diferentes ambientes, porém a maioria é marinha. Como exemplos de moluscos, podemos citar lesmas, polvos, lulas e mariscos.
Artrópodes possuem corpo envolvido por um exoesqueleto.
Artrópodes possuem corpo envolvido por um exoesqueleto.
  • Arthropoda: maior grupo de animais conhecido, apresentando mais de um milhão de espécies. São encontrados em todos os ambientes e apresentam como características marcantes a presença de um exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Nesse grupo temos como representantes os insetos, aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros, lagostas, camarões, lacraias e embuás.
Muitos equinodermos possuem corpo coberto por espinhos.
Muitos equinodermos possuem corpo coberto por espinhos.
  • Echinodermata: animais que vivem no ambiente marinho e apresentam um endoesqueleto formado por placas calcárias rígidas. Muitos equinodermos apresentam espinhos recobrindo seu corpo. Estrela-do-mar e ouriço-do-mar fazem parte desse grupo.

Os vertebrados são cordados que apresentam coluna vertebral.
Os vertebrados são cordados que apresentam coluna vertebral.
  • Chordata: todos os cordados compartilham quatro características básicas: presença de notocorda, cordão nervoso dorsal oco, fendas faringianas e uma cauda muscular pós-anal. Apesar de não ser o grupo mais numeroso de animais, os cordados se destacam como o grupo mais conhecido, uma vez que nesse grupo estão os vertebrados, cordados com coluna vertebral. No grupo dos vertebrados, temos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Dos grupos citados acima, poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos são conhecidos como invertebrados, devido à ausência de coluna vertebral e crânio. 95% das espécies animais conhecidas são invertebrados. Os animais chamados de vertebrados, por sua vez, correspondem a um grupo de animais do filo Chordata que possui coluna vertebral e crânio.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos de Animais

Um porífero de água doce.
Poríferos de água doce (Ordem Haplosclerida)
Há mais de 200 espécies de poríferos de água doce em todo o mundo, sendo 50 encontradas em nosso país. Os poríferos de água doce são filtradores, e também bentônicos.
Abelha-africana na colmeia
Abelha (Família Apidae)
Informações sobre esses curiosos animais.
Ararinha azul (<i>Cyanopsitta spixii</i>): espécie que se encontra criticamente em perigo de extinção.
Animais Extintos
Ação predatória e a extinção de animais silvestres.
Animais herbívoros
Vamos conhecer mais sobre os animais herbívoros? Clique aqui, conheça exemplos e descubra adaptações desses animais em relação à sua dieta.
Animais silvestres
Você sabe o que são animais silvestres? Clique aqui e saiba o que são esses animais, veja exemplos e entenda por que o comércio ilegal prejudica essas espécies.
A aranha-caranguejeira não inocula veneno.
Aranha (Ordem Araneae)
Saiba as características das aranhas peçonhentas encontradas em nosso país.
 Araras costumam fazer seus ninhos em troncos ocos de árvores.
Arara (Família Psittacidae)
Você sabia que os casais de arara tendem a viver juntos por toda a vida? Clique aqui e veja mais características dessa ave.
A arara-azul é uma ave grande que pode atingir até um metro de comprimento total.
Arara-azul
Que tal conhecer mais sobre a arara-azul? Neste texto falaremos sobre essa linda espécie de ave, que, atualmente, está classificada como vulnerável.
A ararinha-azul só pode ser encontrada em cativeiro
Ararinha-azul
Conheça mais sobre a ararinha-azul, um animal que pode voltar à natureza graças a projetos de conservação.
A ariranha é um mamífero carnívoro da família Mustelidae.
Ariranha
Conheça mais sobre a ariranha, um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos que atualmente é encontrado principalmente na Bacia Amazônica e no Pantanal.
<i>Axolote albina</i>
Axolote (Ambystoma mexicanum)
Espécie de anfíbio mexicano que possui três pares de brânquias externas.
As baleias francas, também conhecidas como baleias certas pelos antigos baleeiros, eram assim chamadas por serem consideradas fáceis de caçar
Baleia franca (Eubalaena australis)
Descubra quem são as baleias francas, à qual grupo pertencem, suas principais características e aspectos do comportamento da espécie.
A baleia-azul é um mamífero aquático que pode atingir mais de 30 metros de comprimento.
Baleia-azul
Descubra mais sobre a baleia-azul clicando aqui. Neste texto falaremos sobre o habitat da baleia-azul, suas principais características e seu modo de reprodução.
As baratas apresentam-se nas cores marrom escuro e preto brilhante.
Barata
Saiba mais sobre as baratas, animais noturnos e responsáveis pela transmissão de várias doenças.
As preguiças são animais que possuem uma taxa metabólica baixa.
Bicho-preguiça
Abra este link e aprenda um pouco mais sobre o bicho-preguiça, um animal encontrado apenas nas Américas do Sul e Central e que se destaca por seus movimentos lentos.
Bois são castrados.
Boi (Bos taurus)
Clique aqui e conheça as diferentes partes do boi que são comercializadas.
Borboleta-monarca encerrando a etapa de crisálida, tornando-se uma borboleta propriamente dita.
Borboleta (Ordem Lepidoptera)
As diferenças entre mariposas e borboletas e as principais características destas.
Filhotes de bugios são carregados nas costas da mãe, por até dois anos.
Bugio (Gênero Alouatta)
Informações sobre os maiores primatas da região neotropical.
Mula: fêmea resultante do cruzamento entre jumento e égua.
Burros e mulas (Gênero Equus)
Animais resultantes do cruzamento entre a égua e o jumento.
Cabras e bodes, geralmente, apresentam barba e cornos.
Cabra (Gênero Capra)
Conheça as características das cabras domésticas.
<i>Camelus ferus</i>: espécie que se encontra criticamente em perigo.
Camelo (Gênero Camelus)
Animais que acompanham a nossa espécie desde os tempos mais pretéritos.
Os cangurus são animais mamíferos do grupo dos marsupiais.
Cangurus
Conheça mais sobre os cangurus, animais da família Macropodidae, uma família com representantes que apresentam grandes pés.
A capivara é o maior roedor do mundo
Capivara
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito da capivara, um gracioso animal encontrado em nosso país e em outros lugares da América do Sul. Neste texto, falaremos a respeito das características básicas desse animal e apresentaremos algumas curiosidades interessantes sobre essa espécie.
Achatina fulica e seus ovos.
Caramujo-africano-gigante (Achatina fulica)
Espécie exótica invasora, responsável por grandes impactos econômicos e ambientais.
O cavalo é um animal mamífero que apresenta grande importância na história do ser humano.
Cavalo
Clique aqui e descubra mais sobre o cavalo, uma espécie de mamífero quadrúpede muito conhecida e também de grande utilidade para os seres humanos.
Você sabia que o macho da espécie é o responsável pela gestação dos filhotes?
Cavalo-marinho
Você conhece o cavalo-marinho? Clique aqui e saiba mais sobre esse peixe.
Coala
Clique para saber mais sobre os coalas: animais naturais da Austrália. Veja fotos, características, curiosidades e muito mais!
Os coelhos podem apresentar diversas cores.
Coelho (Família Leporidae)
Coelho é o nome dado a alguns animais da Ordem Lagomorpha. Assim, coelhos não podem ser classificados como roedores, uma vez que não pertencem à Ordem Rodentia.
Corais: organismos formados por colônias de cnidários.
Corais (Classe Anthozoa)
Clique aqui e conheça as características dos corais e sua importante função ecológica.
Corujas
As corujas são animais cercados de mitos. Clique aqui, conheça mais sobre esses animais, e entenda que não há motivos para temê-los.
Elefante africano e elefante asiático.
Elefante (Família Elephantidae)
Saiba mais sobre os elefantes asiáticos e africanos e conheça as diferenças entre eles.
No Brasil, as espécies do gênero Tityus são as grandes responsáveis por acidentes
Escorpiões peçonhentos
Conheça aqui as principais espécies de escorpiões peçonhentos encontradas no território brasileiro.
Formigas-de-fogo (<i>Solenopsis invicta</i>).
Formiga (Família Formicidae)
Insetos sociais encontrados em quase todo o mundo.
Gafanhotos
Saiba mais sobre os gafanhotos, suas características gerais, seu ciclo de vida e sua importância ecológica e econômica clicando aqui!
As girafas vivem em bandos.
Girafa (Giraffa camelopardilis)
Saiba mais sobre este ruminante de coração 45 vezes maior que o da nossa espécie.
O gliptodonte já foi extinto
Gliptodonte
Saiba mais sobre o gliptodonte, uma espécie que lembra um tatu gigante.
Hipopótamos
Você sabia que existem duas espécies diferentes de hipopótamos? Clique aqui e conheça mais sobre os hábitos de vida, características e reprodução desses animais.
A jiboia é uma espécie de serpente que apresenta 11 subespécies.
Jiboia
Clique aqui e conheça mais a respeito da jiboia, uma serpente de grande tamanho encontrada em nosso país. Saiba sobre suas características, alimentação e habitat.
Lacraias possuem um par de patas em cada um de seus segmentos corporais.
Lacraia (Família Scolopendridae)
Conheça algumas características das lacraias, também chamadas de centopeias.
Leão
Amplie seus conhecimentos sobre o leão aqui. Veja algumas características básicas desses animais, como habitat, alimentação e reprodução.
Leopardos
Vamos conhecer mais sobre os leopardos? Clique aqui e conheça as principais características desses felinos que vivem na Ásia e África.
As libélulas possuem três pares de patas. Fotografia: Jean Jeremias.
Libélula (Ordem Odonata)
Saiba mais sobre estes insetos cujo estágio larval corresponde à maior etapa de suas vidas.
Lobo-guará
Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal símbolo do Cerrado. Clique aqui e conheça mais sobre o maior canídeo sul-americano.
A lontra é um animal mamífero com ampla distribuição geográfica.
Lontra
Quer aprender mais sobre a lontra? Clique aqui e conheça mais a respeito desse animal mamífero, carnívoro e que se destaca pelos seus hábitos semiaquáticos.
Macacos
Aprenda um pouco mais a respeito dos macacos clicando aqui. Entenda a que grupo esses animais pertencem, suas características e exemplos.
Borboleta. Fotografia: Fabrício H. Oda.
Mariposas e borboletas (Ordem Lepidoptera)
Saiba as principais diferenças e semelhanças entre estes lepidópteros.
Morcego-raposa (<i>Pteropus vampyrus</i>): maior morcego do mundo, alcançando dois metros de envergadura. Apesar do nome e do tamanho, é uma espécie i
Morcego (Ordem Chiroptera)
Compreenda quão importantes são os morcegos para a manutenção da vida em nosso planeta.
Os muriquis-do-norte são primatas arborícolas que se movimentam rapidamente pela floresta com a ajuda de seus braços logos e cauda preênsil. Foto de P
Muriqui-do-norte
Veja qual é o maior primata das Américas e aprenda sobre o seu comportamento, dieta, área de ocorrência e principais ameaças.
A onça-pintada é um animal de hábitos solitários.
Onça-pintada (Panthera onca)
Você sabia que a onça-pintada é considerada o maior felino das Américas? Clique e conheça mais sobre esse animal!
O opilião é muitas vezes confundido com a aranha. Fotografia: Fabrício H. Oda.
Opilião (Ordem Opiliones )
Saiba mais sobre este animal que é, diversas vezes, confundido com a aranha.
Até segunda ordem, o ornitorrinco é classificado  como um mamífero monotremado
Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
Saiba sobre este animal que tem características de répteis, aves e mamíferos.
O pangolim apresenta um corpo recoberto por escamas característico
Pangolim, um animal em risco de extinção
Saiba mais sobre o pangolim, um animal que corre sérios riscos de extinção.
Pinguins
Que tal conhecer mais sobre os pinguins? Clique aqui, entenda as principais características desses animais, e aprenda mais sobre algumas espécies.
A superpopulação de pombos urbanos é um problema de saúde pública
Pombo doméstico (Columba livia)
Um pouco sobre a biologia dos pombos domésticos e o porquê de serem um problema de saúde pública.
O mico-leão-dourado e o muriqui-do-norte são exemplos de primatas da Mata Atlântica.*
Primatas da Mata Atlântica
Veja quais são os primatas que ocorrem na Mata Atlântica.
As queixadas vivem em grupos de até 300 indivíduos
Queixadas
Confira algumas curiosidades sobre as queixadas, mamíferos encontrados nas Américas.
Rato
Rato (Família Muridae)
Animais cujas espécies encontradas próximas a habitações podem provocar prejuízos significativos.
Rinocerontes
Clique aqui e conheça mais sobre os rinocerontes. Veja as características gerais desses animais e conheça melhor as cinco espécies viventes.
A salamandra é um animal do grupo dos anfíbios.
Salamandra
Descubra mais sobre a salamandra, um animal encontrado principalmente no hemisfério Norte, mas que também possui representantes no Sul, inclusive no Brasil.
Os tamanduás são animais que apresentam um focinho estreito e comprido.
Tamanduá
Você já ouviu falar a respeito do animal chamado tamanduá? Clique aqui e conheça mais sobre as três espécies de tamanduá existentes no Brasil.
O tatu-bola é o menor e menos conhecido tatu do Brasil
Tatu-bola
Conheça o tatu-bola, saiba sobre aspectos da biologia, hábitos e distribuição geográfica da mascote da Copa Mundial de 2014.
Os tubarões são peixes que apresentam esqueleto predominantemente cartilaginoso.
Tubarão
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre o tubarão, um animal bastante temido. Neste texto, falaremos características desses peixes e algumas curiosidades.
Os pandas gigantes são mamíferos que vivem nas florestas da China.
Urso panda
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o urso panda. Neste texto, abordaremos algumas características desse animal e várias curiosidades.
O urubu-de-cabeça-preta é o mais conhecido dos urubus brasileiros.
Urubu
Vamos aprender mais sobre os urubus? Apesar de, muitas vezes, serem considerados aves feias e com hábitos desagradáveis, esses animais são essenciais para o ambiente. Neste texto, falaremos mais sobre essas aves, explicaremos algumas de suas características, sua alimentação e um pouco a respeito das diferentes espécies de urubu.
Rebanho bovino.
Vaca (Bos taurus)
As características desses animais, domesticados há mais de 5000 anos.
Vaca-marinha: animal extinto no século dezessete.
Vaca-marinha (Hydrodamalis gigas)
Animal extinto no século dezessete em decorrência de sua caça indiscriminada.
Veado-campeiro (<i>Ozotoceros bezoarticus</i>): espécie encontrada no Brasil, quase ameaçado de extinção.
Veado (Família Cervidae)
Animais encontrados naturalmente em todo o mundo, exceto na Austrália.
De acordo com a IUCN, a zebra-das-montanhas se encontra classificada como “vulnerável”.
Zebra
Descubra mais sobre a zebra, aqui. Neste texto falaremos as características desse fascinante animal e descobriremos mais sobre suas espécies.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.