Formação da urina

A formação da urina ocorre por meio de três processos básicos: filtração, reabsorção e secreção.
Observe a estrutura do néfron e acompanhe o processo de formação da urina

A formação da urina é um processo importante que ocorre nos rins, um dos órgãos que compõem nosso sistema urinário. Por meio da urina, eliminamos substâncias que se encontram em excesso e que são tóxicas para o nosso corpo, como é o caso da ureia, formada durante o metabolismo dos compostos nitrogenados.

Onde ocorre a formação da urina?

A urina é formada no interior dos rins, em uma região conhecida como néfrons. Os néfrons, que medem cerca de 30 a 55mm, são as unidades funcionais dos rins. Eles são formados basicamente pelo corpúsculo renal e um tubo longo que desemboca nos tubos coletores de urina.

O corpúsculo renal é constituído pelos glomérulos, que são formados por um enovelado de capilares envoltos por uma cápsula renal, também chamada de cápsula de Bowman. Ligado ao corpúsculo, encontra-se um longo tubo que pode ser dividido em três partes: túbulo proximal, alça néfrica ou de Henle e túbulo distal.

O sangue chega aos rins pela artéria renal, que se ramifica até formar as chamadas arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas penetra em uma cápsula renal e forma o glomérulo renal. A arteríola que sai do glomérulo é chamada de arteríola eferente.

Quais são as etapas do processo de formação da urina?

O processo de formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção.

  • Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal. O filtrado resultante, que possui composição semelhante à do plasma sanguíneo, mas com menor quantidade de proteínas, segue em direção aos túbulos renais.

    Aproximadamente 1,6 mil litros de sangue são filtrados diariamente, formando 180 litros de filtrado. Desses 180 litros, são formados apenas dois litros de urina por dia, o que demonstra uma grande reabsorção.

  • Reabsorção: Nessa etapa, algumas substâncias do filtrado são reabsorvidas para o sangue. Estima-se que 65% do total de sódio e água presentes no filtrado sejam reabsorvidos no túbulo proximal. A glicose e os aminoácidos são quase que completamente reabsorvidos. Na alça néfrica, são reabsorvidos principalmente sais. Já o túbulo distal apresenta alta capacidade de reabsorção de íons. Estima-se que cerca de 99% do filtrado seja reabsorvido nessa etapa de formação da urina.

  • Secreção: ocorre a transferência de moléculas presentes no sangue para dentro do lúmen do néfron. Entre os principais produtos secretados, podemos citar o hidrogênio, potássio e amônia.

Resumindo:

Podemos resumir a formação da urina em uma equação básica:

Urina = Filtração - Reabsorção + Secreção

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos