Whatsapp icon Whatsapp

Sistema excretor

O sistema excretor está relacionado com a eliminação de substâncias tóxicas e em excesso no nosso corpo por meio da produção da urina.
O sistema urinário, ou excretor, é responsável pela produção da urina
O sistema urinário, ou excretor, é responsável pela produção da urina

O sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados. Isso quer dizer, portanto, que esse sistema contribui ativamente para a manutenção da homeostase por meio da produção da urina.

→ Órgãos do sistema excretor

O sistema excretor, também chamado de aparelho urinário, é constituído por:

  • Dois rins;

  • Dois ureteres;

  • Uma bexiga;

  • Uma uretra.

Órgãos que compõem o sistema excretor
Órgãos que compõem o sistema excretor

→ Rins

Os rins, órgãos em formato de feijão, apresentam cerca de dez centímetros de comprimento, pesam 150 gramas e estão localizados no nível da 12ª vértebra torácica e das três primeiras vértebras lombares. O rim é formado por uma cápsula constituída de tecido conjuntivo denso, uma região cortical e uma medular. As regiões corticais e medulares recebem sangue da artéria renal e são drenadas pela veia renal.

Na região cortical dos rins, encontramos a maior quantidade dos chamados néfrons (85%), que são as unidades funcionais desses órgãos. Cada néfron possui uma parte dilatada, chamada de corpúsculo renal, e um grande tubo néfrico, que é dividido em túbulo proximal, alça de Henle e túbulo distal. É nos néfrons que ocorre a formação da urina. (Leia o texto “Formação da urina” e entenda melhor esse processo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Ureteres

De cada rim, observa-se a saída de um ureter, que se trata de um tubo musculoso de aproximadamente 14 centímetros. A função dessa estrutura é transportar a urina recém-formada até a bexiga urinária, por meio de movimentos peristálticos, para ser armazenada até o momento da micção.

→ Bexiga

A bexiga é responsável por armazenar a urina. Essa estrutura pode armazenar, em média, 300 mL de urina, e, ao chegar ao volume de 150 mL, são iniciados os sinais para que a micção ocorra.

→ Uretra

A uretra é o tubo responsável por levar a urina para fora do corpo no momento da micção. Nos homens, a uretra é também o local por onde o sêmen é expelido durante a ejaculação. Na mulher, esse órgão refere-se apenas ao sistema excretor.

Outra diferença é que a uretra masculina é maior que a feminina, uma vez que passa pelo interior do pênis. O tamanho reduzido da uretra feminina e sua proximidade com a região anal propiciam a ocorrência mais frequente de infecções urinárias entre as mulheres.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Coração
Clique aqui e saiba mais sobre o coração. Neste texto falaremos sobre as camadas que formam sua parede, suas cavidades, suas válvulas e outras características.
Dentes
Saiba mais sobre os tipos e a estrutura dos dentes.
Eliminação de água pelo corpo
Compreenda como ocorre a eliminação de água pelo corpo e a importância de manter-se hidratado.
Incontinência urinária
Saiba o que é, como prevenir e tratar
Memória
A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que estas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las. Confira!
Nervos
Entenda o que são os nervos e conheça a estrutura e as principais funções desses componentes do sistema nervoso periférico.
Traqueia
Amplie seus conhecimentos a respeito da traqueia clicando aqui! Neste texto falaremos mais a respeito das características desse órgão e sua função.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.