O Primeiro Microscópio
Os primeiros microscópios eram simples e bastante limitados em relação à ampliação, esses eram compostos de única lente, os primeiros que se têm notícia foram construídos na primeira metade do século XVII, com o intuito de estudar insetos.
Anton Van Leevwenhoek (1632-1723) produzia lentes com vidro moído, usava o microscópio para conhecer a anatomia de pequenos animais, ele criou um microscópio muito eficiente e com isso, praticamente elaborou o ramo da microbiologia.
A utilização do microscópio colaborou com a teoria que afirmava que os organismos vivos podem gerar matéria inanimada, comprou que as larvas não emergiam de carne podre, descreveu os glóbulos vermelhos, além de ter demonstrado o deslocamento e a forma do espermatozóide humano.
O microscópio é um instrumento que possui lentes especiais destinadas a ampliar a visualização de um determinado objeto de tamanho reduzido que dificilmente seria possível a observação a olho nu.
Geralmente é composto por duas lentes, sendo que esse é bastante difundido em laboratórios biológicos e também escolares. A capacidade de ampliação varia de duas a cem vezes a forma real do objeto em observação.