Whatsapp icon Whatsapp

Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático pode ser dividido em dois tipos: o granular, que possui ribossomos em sua membrana, e o agranular, que não possui ribossomos.
Observe a localização do retículo endoplasmático na célula
Observe a localização do retículo endoplasmático na célula

No citoplasma de células eucarióticas, encontramos diversas organelas membranosas, entre elas o retículo endoplasmático. Essa organela é uma rede de vesículas e túbulos formada por uma membrana contínua junto à membrana externa que reveste o núcleo e delimita um espaço conhecido como cisterna do retículo endoplasmático.

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio, servindo como uma fonte de armazenamento intracelular.

O retículo endoplasmático pode ser dividido em dois tipos básicos: o rugoso ou granular e o liso ou agranular. O primeiro tipo apresenta como característica principal a presença de ribossomos na superfície da membrana voltada para o citoplasma. Já o retículo endoplásmatico agranular não apresenta ribossomos aderidos à membrana.

O retículo endoplasmático granular, que possui a membrana contínua à membrana externa que envolve o núcleo, tem como função principal guardar as proteínas que são usadas pela célula ou exportadas. Esse tipo de organela é, portanto, comum em tipos celulares que se relacionam com a síntese intensa de proteína, tais como as células do pâncreas e os plasmócitos. Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático granular está relacionado com a glicosilação inicial das glicoproteínas, montagem de moléculas proteicas e a síntese de fosfolipídios.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O retículo endoplasmático agranular não apresenta ribossomos aderidos à membrana, que aparece contínua à membrana do retículo endoplásmatico granular. Esse tipo de retículo possui diversas funções, tais como síntese de alguns hormônios, síntese de fosfolipídios, hidrólise do glicogênio e processos de conjugação, oxidação e metilação. Esses últimos processos relacionam-se com a neutralização de substâncias tóxicas, tais como medicamentos. Nos hepatócitos e células que sintetizam hormônios esteroides a partir do colesterol, esse tipo de retículo é encontrado em abundância.

Outra função importante do retículo endoplasmático agranular é a de participação no processo de contração muscular. Essas organelas são encontradas nas células musculares estriadas e atuam acumulando e liberando íons cálcio para garantir o processo de contração. Nessas células, a organela é chamada de retículos sarcoplasmáticos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Citoplasma
Quer conhecer mais sobre o citoplasma? Clique aqui e conheça as principais características do citoplasma e as funções por ele desempenhadas.
Complexo golgiense
Conheça mais a respeito do complexo golgiense clicando aqui. Neste texto abordaremos as principais características dessa organela e suas funções.
A célula eucarionte animal.
Célula eucarionte
Clique aqui e aprenda mais sobre a célula eucarionte. Confira as características dessa célula e entenda o que a diferencia da célula procarionte.
Diferença entre células procarióticas e eucarióticas
Você sabe a diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre esses dois tipos celulares e conheça suas diferenças.
Membrana plasmática
Que tal ampliar seus conhecimentos a respeito da membrana plasmática? Clique aqui e conheça as principais características dessa membrana e suas funções!
Evolutivamente uma estrutura que proporcionou maior complexidade entre os organismos.
O Núcleo da Célula
Núcleo, Eucariontes, Membrana, Cromossomo, Nucléolo, Nucleoplasma, Cariolinfa, Robert Brown, Mononucleadas, Binucleadas, Multinucleadas, Anucleadas, Poros nucleares, Núcleo interfásico.
O modelo do primeiro microscópio
O Primeiro Microscópio
Você sabe em qual século o primeiro microscópio foi construído? Confira aqui!
Ilustração da estrutura interna de uma célula eucariótica
Organelas celulares
Você sabe o que são organelas celulares? Clique aqui, descubra o que são essas estruturas, e conheça algumas delas e suas funções.
Vesículas citoplasmáticas esféricas.
Peroxissomos
Vesículas que realizam a degradação do peróxido de hidrogênio.
Cápsulas de fosfoetanolamina, a pílula do câncer
Propriedades da fosfoetanolamina
Conheça as propriedades da fosfoetanolamina, substância apontada como a possível cura do câncer.
Ribossomos
Amplie seus conhecimentos sobre os ribossomos clicando aqui! Neste texto falaremos sobre a estrutura do ribossomo bem como sobre seu papel na síntese de proteínas.
video icon
Português
Como fazer uma redação sem saber nada sobre o tema?
É muito provável que você já parou diante de um tema e pensou: “Sobre o que eu vou escrever?”, e pode ter emendado: “Eu não sei nada sobre esse tema!”. Nesta aula, o prof. Guga vai te dar umas dicas de como sair dessa situação.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!