Parede celular

A parede celular é uma estrutura encontrada externamente à membrana plasmática e pode ser classificada em primária e secundária.
Nesse corte é possível observar as paredes celulares delimitando a célula

As células vegetais apresentam algumas características peculiares, tais como a presença de plastídios, vacúolos e parede celular. Essa última estrutura é responsável principalmente por conferir proteção contra a entrada excessiva de água e patógenos, bem como por garantir forma e rigidez à célula. Além disso, apresenta relação com a absorção, transporte e secreção de substâncias.

A parede celular das células vegetais encontra-se externamente à membrana plasmática e é composta principalmente por celulose, hemicelulose e pectina. A celulose, que é formada exclusivamente por ligações de moléculas de glicose, é o principal componente das paredes celulares e é responsável por garantir sua arquitetura.

A parede celular pode ser classificada em parede primária e parede secundária. Vale destacar, no entanto, que nem todas as células apresentam parede secundária, sendo essa característica encontrada principalmente em células do xilema e esclerênquima que estão envolvidas, respectivamente, com o transporte de água e sustentação da planta.

A parede primária é encontrada em todas as células vegetais, sendo depositadas durante o processo de divisão celular, mais precisamente na telófase. É bastante fina, porém resistente o suficiente para evitar uma possível ruptura.

As paredes primárias são formadas principalmente por celulose, hemicelulose e pectinas e apresentam cerca de 70% de água em sua composição. Além dessas substâncias, são encontradas glicoproteínas e algumas enzimas.

A parede celular primária de uma célula une-se à célula vizinha através de uma camada formada principalmente por substâncias pécticas conhecidas como lamela média. Essa camada é dificilmente visualizada em microscópios tradicionais.

A parede secundária, por sua vez, é aquela depositada posteriormente ao crescimento e está localizada entre a membrana plasmática e a parede celular primária. Normalmente ela é formada por três camadas distintas: S1, S2 e S3, sendo essa última a camada mais interna. De uma maneira geral, as células com parede secundária apresentam-se mortas na maturidade.

A parede secundária é formada principalmente por celulose e hemicelulose e cerca de apenas 20% de água. Além desses compostos, frequentemente é encontrada lignina, que garante uma resistência ainda maior que a apresentada pela parede primária. As substâncias pécticas não estão presentes nessas paredes.

Curiosidade: Apenas os gametas e as células formadas no início da divisão do zigoto não apresentam parede celular.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.