Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul faz parte da Região Centro-Oeste, é uma região planáltica e apresenta clima tropical.
Figuras locais dispostas sobre a bandeira do MS

O antigo Estado do Mato Grosso possuía uma grande extensão territorial, o que dificultava os trabalhos da administração quanto às suas melhorias.

Com isso, em 11 de outubro de 1977, foi feita a divisão territorial do mesmo, em duas áreas: sendo Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ao qual o presidente Ernesto Geisel queria nomear de Estado do Pantanal.

O Estado faz parte da Região Centro-Oeste, mantendo fronteira com Bolívia e Paraguai, mas também ligado ao Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

A área que abrange o Mato Grosso do Sul é de 357.124km2, com uma população de mais de dois milhões e trezentos mil habitantes e 78 municípios, sendo que a capital é Campo Grande.

É uma região planáltica, com clima do tipo tropical (chuvas no verão e inverno seco), onde as temperaturas variam de 40°C a 0°C. A menor temperatura registrada no Estado até hoje foi em Ponta Porã, chegando aos seis graus negativos.

A área é banhada pelas bacias dos rios Paraná e Paraguai, além de outros afluentes, ficando alagada nos períodos de novembro a março, época das cheias. Com isso, as regiões pantaneiras se inundam, deixando a flora e a fauna mais bonitas.

As enchentes dos rios são comuns, chegam a interligar uns aos outros. Já na época das secas, ocorrem as lufadas, baías que armazenam grandes quantidades de peixes, em meio aos bancos de areia.

O Estado abrange parte do pantanal mato-grossense, uma das biodiversidades mais lindas do planeta, com várias espécies de aves, peixes, mamíferos, répteis e espécies vegetais. Uma ave bem conhecida do pantanal é o Tuiuiú com corpo branco, cabeça preta, um colar vermelho no pescoço e bico bem comprido e fino.

Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Mato Grosso do Sul é o único estado do Brasil no qual a população aparece dividida em 50% de homens e 50% de mulheres.

A bandeira do Mato Grosso do Sul é cortada em linha transversal, do canto inferior esquerdo até o centro da parte de cima, por uma faixa branca, simbolizando a paz. Ao lado direito aparece uma parte azul, representando o céu, com uma estrela amarela, que significa o trabalho do homem e suas riquezas. O lado esquerdo da faixa branca é verde, pois é a ideia de preservação do meio ambiente.

Em razão da proximidade com o Paraguai, os pantaneiros e os sul-mato-grossenses aprenderam a consumir o tererê, uma erva-mate tomada em guampas (parecida com cuias), porém, com água gelada. O tererê é digestivo e faz bem à saúde.

Publicado por Jussara Barros
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.