Capacidade Eletrostática

Material condutor carregado

De acordo com a definição do dicionário Aurélio, a palavra capacidade tem as seguintes definições: 1 – Volume ou âmbito interior de um corpo vazio. 2 – Qualidade que a pessoa ou coisa tem de satisfazer para determinado fim.

Essa segunda definição faz referência a qualquer pessoa que conhecemos, por exemplo: um médico tem a capacidade técnica e pessoal de bem atender seus pacientes; um vendedor deve ter a capacidade de expor bem seus produtos de forma que consiga negociá-los, etc. Que capacidade deve ter o aluno? Embora essa pergunta possua diversas respostas, basicamente, um aluno deve ter a capacidade de aprender aquilo que lhe é ensinado.

Como já sabemos, condutores de eletricidade, ao serem eletrizados, adquirem cargas elétricas. Conforme seja sua forma geométrica, suas dimensões e o meio em que se encontram, esses condutores podem apresentar maior ou menor capacidade de armazenar as cargas elétricas que recebem, ou melhor, que adquirem. Sendo assim, podemos definir que:

Capacidade eletrostática de um condutor de eletricidade está associada à sua aptidão de armazenar, por um tempo curto, energia potencial elétrica.

Chamamos de C a capacidade eletrostática do condutor, de Q a carga elétrica que ele armazena e de U seu potencial elétrico. Dessa forma, podemos escrever:

Para um determinado condutor elétrico, se aumentarmos a carga elétrica de uma maneira diretamente proporcional, seu potencial elétrico também aumentará. Dessa forma, sua capacidade eletrostática permanece constante. No Sistema Internacional de Unidades, a carga elétrica é medida em coulomb (C), o potencial elétrico é dado em volt (V) e a capacidade eletrostática é dada em farad (F).

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.