Whatsapp icon Whatsapp

Energia armazenada nos capacitores

A energia elétrica armazenada nos capacitores tem origem no campo elétrico que é estabelecido entre suas placas. Essa energia, de natureza potencial e elétrica, é numericamente igual ao trabalho necessário para carregar as duas placas do capacitor e é também diretamente proporcional tanto à quantidade de cargas elétricas armazenadas quanto à diferença de potencial elétrico entre suas armaduras.

Veja também: Fórmulas e exercícios resolvidos sobre geradores elétricos

Capacitância

Capacitância é a grandeza que mede a quantidade de cargas que um capacitor é capaz de armazenar para cada volt de diferença de potencial que é aplicado entre suas placas. A unidade de medida da capacitância é o farad (F).

A fórmula usada para o cálculo da capacitância é a seguinte:

C – capacitância (F)

Q – carga armazenada (C)

U – diferença de potencial (V)

Energia armazenada nos capacitores

Capacitores, também conhecidos como acumuladores, têm como principal função o acúmulo de cargas elétricas.
Capacitores, também conhecidos como acumuladores, têm como principal função o acúmulo de cargas elétricas.

À medida que o capacitor é carregado, a diferença de potencial entre suas placas aumenta, assim como mostramos no gráfico a seguir:

No gráfico, a área abaixo da reta representa o trabalho necessário para carregar o capacitor. Esse trabalho, por sua vez, corresponde a toda a energia armazenada no capacitor. De acordo com o formato do gráfico, a área a ser calculada é a de um triângulo retângulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmulas da energia armazenada nos capacitores

Além da fórmula clássica utilizada para calcular a energia armazenada nos capacitores a partir da área do gráfico de UxQ, existem outras fórmulas que nos permitem calcular tal energia. Essas fórmulas podem ser obtidas se trocarmos as variáveis da fórmula mostrada anteriormente. Observe:

Leia também: Capacitores — dispositivos usados para o armazenamento de cargas elétricas

Exercícios resolvidos sobre energia nos capacitores

Questão 1 — (PUC - PR) Fibrilação ventricular é um processo de contração desordenada do coração que leva à falta de circulação sanguínea no corpo, chamada parada cardiorrespiratória. O desfibrilador cardíaco é um equipamento que aplica um pulso de corrente elétrica através do coração para restabelecer o ritmo cardíaco. O equipamento é basicamente um circuito de carga e descarga de um capacitor (ou banco de capacitores). Dependendo das características da emergência, o médico controla a energia elétrica armazenada no capacitor dentro de uma faixa de 5 a 360 J Suponha que o gráfico dado mostra a curva de carga de um capacitor de um desfibrilador. O equipamento é ajustado para carregar o capacitor através de uma diferença de potencial de 4 kV Qual o nível de energia acumulada no capacitor que o médico ajustou?

a)100 J

b)150 J

c)200 J

d)300 J

e)400 J

Resolução:

A energia armazenada no capacitor pode ser calculada facilmente se soubermos o módulo da carga e a diferença de potencial entre suas placas.

Com base no cálculo realizado acima, descobrimos que a energia armazenada no capacitor é igual a 200 J, portanto a alternativa correta é a letra C.

Questão 2 — Um capacitor de placas paralelas é carregado com uma carga elétrica de 0,5 nC, quando conectado a uma bateria de força eletromotriz igual a 20 V. Determine qual é o módulo da energia potencial elétrica armazenada nesse capacitor e assinale a alternativa correta.

a) 2,5.10-9 J

b) 3.109 J

c) 5.10-9 J

d) 0,25.10-9 J

Resolução:

Vamos calcular a energia armazenada no capacitor. Para isso, usaremos a fórmula em que multiplicamos a tensão elétrica pela carga armazenada e dividimos o resultado por dois. Observe:

Com base no cálculo, a resposta correta é a letra C.

Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Material condutor carregado
Capacidade Eletrostática
Estudo da capacidade eletrostática nos condutores de eletricidade.
Capacitores
Você sabe o que são capacitores? Descubra para que são usados. Conheça a definição de capacitância, rigidez dielétrica e saiba o que é a polarização de cargas.
O desfibrilador é, essencialmente, um capacitor, cujos eletrodos são colocados sobre o peito do paciente
Capacitância de um capacitor
Os capacitores podem armazenar energia elétrica por intermédio da separação de cargas. A constante de proporcionalidade é chamada de capacitância. Veja mais sobre capacitância de um capacitor.
Representação artística das cargas elétricas positivas e negativas.
Carga elétrica
Você sabe o que é carga elétrica? Confira aqui seus tipos e saiba como calculá-la. Entenda também os processos de eletrização.
Corrente elétrica
Você sabe o que é corrente elétrica? Conheça o conceito, as fórmulas, os tipos de corrente e exercícios resolvidos.
Eletricidade
Acesse este texto e descubra qual é o conceito de eletricidade na física. Conheça o significado de campo elétrico, corrente elétrica e potencial elétrico.
Equação do gerador
Você conhece a equação do gerador? Acesse o texto e aprenda a interpretá-la, conheça cada uma das variáveis dessa equação e confira ainda exercícios resolvidos.
video icon
Filosofia
Noam Chomsky
Um dos maiores intelectuais ainda vivos, Noam Chomsky é um filósofo e linguista estadunidense. Ele também é bastante ativo politicamente. Para conhecer a trajetória desse pensador, assista a este vídeo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas