Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Energia armazenada nos capacitores

Energia armazenada nos capacitores

A energia elétrica armazenada nos capacitores tem origem no campo elétrico que é estabelecido entre suas placas. Essa energia, de natureza potencial e elétrica, é numericamente igual ao trabalho necessário para carregar as duas placas do capacitor e é também diretamente proporcional tanto à quantidade de cargas elétricas armazenadas quanto à diferença de potencial elétrico entre suas armaduras.

Veja também: Fórmulas e exercícios resolvidos sobre geradores elétricos

Capacitância

Capacitância é a grandeza que mede a quantidade de cargas que um capacitor é capaz de armazenar para cada volt de diferença de potencial que é aplicado entre suas placas. A unidade de medida da capacitância é o farad (F).

A fórmula usada para o cálculo da capacitância é a seguinte:

C – capacitância (F)

Q – carga armazenada (C)

U – diferença de potencial (V)

Energia armazenada nos capacitores

Capacitores, também conhecidos como acumuladores, têm como principal função o acúmulo de cargas elétricas.
Capacitores, também conhecidos como acumuladores, têm como principal função o acúmulo de cargas elétricas.

À medida que o capacitor é carregado, a diferença de potencial entre suas placas aumenta, assim como mostramos no gráfico a seguir:

No gráfico, a área abaixo da reta representa o trabalho necessário para carregar o capacitor. Esse trabalho, por sua vez, corresponde a toda a energia armazenada no capacitor. De acordo com o formato do gráfico, a área a ser calculada é a de um triângulo retângulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmulas da energia armazenada nos capacitores

Além da fórmula clássica utilizada para calcular a energia armazenada nos capacitores a partir da área do gráfico de UxQ, existem outras fórmulas que nos permitem calcular tal energia. Essas fórmulas podem ser obtidas se trocarmos as variáveis da fórmula mostrada anteriormente. Observe:

Leia também: Capacitores — dispositivos usados para o armazenamento de cargas elétricas

Exercícios resolvidos sobre energia nos capacitores

Questão 1 — (PUC - PR) Fibrilação ventricular é um processo de contração desordenada do coração que leva à falta de circulação sanguínea no corpo, chamada parada cardiorrespiratória. O desfibrilador cardíaco é um equipamento que aplica um pulso de corrente elétrica através do coração para restabelecer o ritmo cardíaco. O equipamento é basicamente um circuito de carga e descarga de um capacitor (ou banco de capacitores). Dependendo das características da emergência, o médico controla a energia elétrica armazenada no capacitor dentro de uma faixa de 5 a 360 J Suponha que o gráfico dado mostra a curva de carga de um capacitor de um desfibrilador. O equipamento é ajustado para carregar o capacitor através de uma diferença de potencial de 4 kV Qual o nível de energia acumulada no capacitor que o médico ajustou?

a)100 J

b)150 J

c)200 J

d)300 J

e)400 J

Resolução:

A energia armazenada no capacitor pode ser calculada facilmente se soubermos o módulo da carga e a diferença de potencial entre suas placas.

Com base no cálculo realizado acima, descobrimos que a energia armazenada no capacitor é igual a 200 J, portanto a alternativa correta é a letra C.

Questão 2 — Um capacitor de placas paralelas é carregado com uma carga elétrica de 0,5 nC, quando conectado a uma bateria de força eletromotriz igual a 20 V. Determine qual é o módulo da energia potencial elétrica armazenada nesse capacitor e assinale a alternativa correta.

a) 2,5.10-9 J

b) 3.109 J

c) 5.10-9 J

d) 0,25.10-9 J

Resolução:

Vamos calcular a energia armazenada no capacitor. Para isso, usaremos a fórmula em que multiplicamos a tensão elétrica pela carga armazenada e dividimos o resultado por dois. Observe:

Com base no cálculo, a resposta correta é a letra C.

Publicado por: Rafael Helerbrock
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Armazena-se, entre as placas de um capacitor, uma quantidade de carga igual a 2 mC, sob uma energia potencial elétrica de 1 mJ. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente a sua capacitância.

a) 5,0 nF

b) 10,0 μF

c) 2,0 mF

d) 20,0 pF

e) 2,0 μF

Questão 2

Determinado capacitor é capaz de armazenar até 10 μC, quando aplicada uma diferença de potencial de 500 V em seus terminais. Pode-se afirmar que a capacitância desse dispositivo é de

a) 2,0 mF.

b) 20,0 nF.

c) 50,0 F.

d) 5,0 pF.

e) 5000,0 nF.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Material condutor carregado
Capacidade Eletrostática
Estudo da capacidade eletrostática nos condutores de eletricidade.
Capacitores
Você sabe o que são capacitores? Descubra para que são usados. Conheça a definição de capacitância, rigidez dielétrica e saiba o que é a polarização de cargas.
O desfibrilador é, essencialmente, um capacitor, cujos eletrodos são colocados sobre o peito do paciente
Capacitância de um capacitor
Os capacitores podem armazenar energia elétrica por intermédio da separação de cargas. A constante de proporcionalidade é chamada de capacitância. Veja mais sobre capacitância de um capacitor.
Modelo planetário para representação do átomo
Carga Elétrica
Confira aqui o conceito de eletrostática e as características da carga elétrica.
Corrente elétrica
Você sabe o que é corrente elétrica? Conheça o conceito, as fórmulas, os tipos de corrente e exercícios resolvidos.
Eletricidade
Acesse este texto e descubra qual é o conceito de eletricidade na física. Conheça o significado de campo elétrico, corrente elétrica e potencial elétrico.
Equação do gerador
Você conhece a equação do gerador? Acesse o texto e aprenda a interpretá-la, conheça cada uma das variáveis dessa equação e confira ainda exercícios resolvidos.