Materiais Ferromagnéticos

Os materiais ou substâncias ferromagnéticos compreendem um pequeno grupo de substâncias encontradas na natureza, que ao serem colocadas na presença de um campo magnético se imantam fortemente, e o campo magnético delas é muitas vezes maior que o campo que foi aplicado. É verificado que a presença de um material ferromagnético torna o campo magnético resultante centenas de vezes mais intenso.

O ferro, o níquel, o cobalto e as ligas que são formadas por esses elementos químicos formam o grupo dos materiais ferromagnéticos. A propriedade de serem facilmente imantados é aproveitada na obtenção de campos magnéticos de valores elevados como, por exemplo, no interior das bobinas é muito comum colocar um ferro com o intuito de aumentar a intensidade do campo magnético.

Com a imantação desse pedaço de ferro, o campo magnético resultante fica mais intenso que o campo criado pela corrente elétrica que passa pela bobina. Dessa forma, o conjunto bobina + ferro passa a se constituir um eletroímã muito forte. Os eletroímãs são largamente aplicados como, por exemplo, nos guindastes que transportam cargas muito pesadas e nos aparelhos de telefone.
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?