Princípio de Propagação Retilínea da Luz

A câmara escura pode se comparar a uma máquina fotográfica bem rudimentar

A luz propaga-se em linha reta. Há vários exemplos que comprovam esse princípio, como a observação do caminho percorrido pela luz que sai de um projetor de filmes. Outro exemplo é a câmara escura de orifício, que consiste numa caixa com um furo numa das faces (como se fosse uma máquina fotográfica bastante rudimentar). Esse furo permite a entrada de luz projetando uma imagem dentro da câmara na face oposta ao furo.

A máquina fotográfica da imagem acima é uma câmara escura de orifício aperfeiçoada, pois usa uma lente para obter imagens de melhor qualidade.


O funcionamento de uma câmara escura de orifício está diretamente ligado ao princípio de propagação retilínea da luz, como mostra a figura 1.

Colocando um objeto (o) em frente ao orifício, sua imagem (i) aparecerá invertida no anteparo. A face do fundo permite ao observador ver a ocorrência dessa imagem, por se tratar de um papel vegetal, que será cada vez menor quanto mais afastado se encontrar o objeto (o).
  Figura 1: a imagem formada na face oposta à face do furo é invertida
Na figura temos:


o é o comprimento do objeto colocado diante da câmara;
i é o comprimento da imagem formada numa face da câmara;
p é a distância do objeto à câmara;
p’ é a profundidade da câmara.

Como são dois triângulos semelhantes (ângulos congruentes), podemos fazer uma igualdade da razão entre os comprimentos das bases com a razão entre as alturas. Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos