Termômetro

As moléculas de todo e qualquer tipo de matéria encontram-se em movimento. Variações no grau de agitação destas moléculas provocam variações em suas temperaturas, tornando-as mais quentes ou mais frias.

Através do tato podemos sentir variações de temperatura em outros corpos, porém não temos precisão para indicar variações pequenas de temperatura e também podemos ser enganados pela sensação térmica.

Para fazer medidas do grau de agitação das moléculas (temperatura) de um corpo utiliza-se um termômetro; dispositivo este que
funciona com base na dilatação que determinadas substâncias sofrem de acordo com a variação de temperatura; esta medida é obtida através do contato entre termômetro e corpo que se equilibram termicamente, ou seja, passam a ter a mesma temperatura, fazendo com que a leitura feita no termômetro corresponda à temperatura do corpo. A graduação desse dispositivo pode ser feita em Grau Celsius (°C), Grau Fahrenheit (°F) e em Kelvin (K).


Termômetro Eletrônico

Por exemplo: uma barra de ferro de comprimento L e temperatura Ө ao ser aquecida de Ө para Ө1 sofre uma variação em seu tamanho de L para L1. A graduação das variações do comprimento desta barra em razão da variação da temperatura nos dá suporte para montar uma relação de proporção entre temperatura e tamanho da barra em que cada valor de L do comprimento da barra corresponde a um valor Ө de temperatura.

Um dos primeiros dispositivos inventados para diferenciar a temperatura entre corpos chama-se termoscópio a ar, criado por Galileu Galilei. O termômetro mais utilizado atualmente é o termômetro de mercúrio, comum em residências, é destinado, na maioria dos casos, para medir a temperatura do ser humano, no entanto, atualmente já existem termômetros eletrônicos.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Frederico Borges de Almeida
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos