Whatsapp icon Whatsapp

Equivalência entre Joule e Caloria

Equipamento utilizado por Joule para estabelecer a equivalência entre Joule e Caloria
Equipamento utilizado por Joule para estabelecer a equivalência entre Joule e Caloria

No estudo sobre trocas de calor vimos que dois ou mais corpos, com temperaturas diferentes, quando são colocados em um mesmo recipiente, o calorímetro, realizam trocas de calor entre si até que cheguem a uma temperatura em comum, isto é, até que atinjam o equilíbrio térmico.

Diz a lei geral das trocas de calor que a soma algébrica de todas as quantidades de calor trocadas entre os corpos é igual a zero, ou seja, é nula.

Quem pensa que há trocas de calor somente quando dois ou mais corpos estão isolados em um calorímetro está um pouco equivocado, pois com o atrito dos dois corpos ambos se aquecem, isto é, eles se aquecem por conta do trabalho mecânico. Quando atritamos dois corpos (trabalho mecânico), estamos produzindo os mesmos efeitos que quando fornecemos calor aos corpos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sendo assim, a equivalência entre as duas unidades (calor e energia mecânica) pode ser feita através da experiência de Joule. Joule realizou um experimento em que conseguiu converter energia mecânica em calor.

A atividade experimental que Joule realizou para a equivalência mecânica tinha por base os corpos em queda livre, ou seja, sujeitos apenas à ação da gravidade. Para isso, os corpos que estavam em queda moviam um conjunto de pás mergulhadas em um calorímetro com água.

Tendo conhecimento do peso de ambos os corpos, altura de queda e o equivalente em massa de água usada no calorímetro, Joule media a variação da temperatura do sistema. Através de sua experiência, ele concluiu que:

1 cal = 4,186 J

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

A temperatura e suas escalas
Quais são as principais escalas termométricas, e qual a escala do sistema internacional de unidades e medidas (SI)?
Dilatação térmica dos líquidos
Aprenda o que é dilatação térmica dos líquidos e como ela ocorre. Saiba quais são as fórmulas usadas para calculá-la e confira os exercícios resolvidos sobre o tema.
Efeito Joule
Você sabe o que é efeito Joule? Conheça as suas utilidades, fórmulas usadas para calculá-lo, os riscos relacionados a ele e também alguns exercícios resolvidos.
Estado termodinâmico
O conjunto dos valores das propriedades de um sistema denomina-se estado termodinâmico ou estado do sistema.
Fases da matéria
A análise da mudança dos estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso.
Gás ideal
Você sabe o que é um gás ideal? Conheça as suas características, descubra o que é a lei geral dos gases e confira ainda exercícios resolvidos sobre o tema.
Sistema Termicamente Isolado
Sistema Termicamente Isolado, o que é um Sistema Termicamente Isolado, a soma das quantidades de calor, as trocas de calor expressas algebricamente.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.