Álcool, uma tecnologia brasileira

Modelo símbolo do ProÁlcool

O ProÁlcool foi uma iniciativa do Governo Federal instaurado no dia 14 de novembro de 1975, com o propósito de promover a produção de álcool para substituição da gasolina.
No primeiro momento o álcool era consumido junto com gasolina (com um pequeno percentual de 20%).

 Mas foi apenas em 1979 que o álcool hidratado passou a ser comercializado nos postos de combustíveis, no mesmo período em que as indústrias automobilísticas desenvolveram carros movidos a álcool, assim logo iniciou a comercialização dos mesmos.

Para a consolidação do ProÁlcool o governo federal desenvolveu medidas de incentivo ao uso do combustível aos proprietários de veículos a álcool, como redução da taxa Rodoviária Única, com intuito de garantir o estoque e não faltar o produto, o governo ofereceu condições e incentivos para a instalação de usinas de álcool subsidiadas.



No ano de 1982, para o projeto não aniquilar, o governo federal buscou novamente avigorar o ProÁlcool, que estava ameaçado devido medidas e contramedidas e informações que o desaprovava, então para coibir a extinção do projeto foi estipulado o valor máximo do combustível, correspondendo a 59% do preço da gasolina, essa medida vigorou por dois anos. Além disso, incentivou o consumo de carros movidos a álcool diminuindo o valor, se comparados com os carros movidos à gasolina, a Caixa Econômica Federal iniciou o financiamento de táxi, isenção de impostos em cerca de 40%.

Já as indústrias automobilísticas atuavam continuamente para o melhoramento mecânico, assim como a eficiência dos automóveis, aumentando o desempenho.

O ProÁlcool apresentou uma série de problemas rurais e sociais, pois esse impulsionou o desenvolvimento somente de grandes projetos, formando grandes latifúndios e expropriando as pequenas propriedades, que antes se dedicavam a policultura, para dar lugar às monoculturas, como a cana-de-açúcar. A mudança produtiva provocou o aumento nos preços dos alimentos, pois as áreas de plantio foram para as regiões mais distantes.


O ProÁlcool foi concebido temendo o aumento constante no valor da gasolina, mas nos anos 80 a gasolina teve uma queda de preço e então o álcool ficou mais caro que o combustível convencional, naquele período o barril de gasolina era comprado por 35 dólares enquanto o do álcool custava 80/90 dólares.

Mas estudos revelam um possível fim do petróleo, por volta do ano de 2070, esse dado reforça que o álcool tem um futuro promissor em escala mundial, e é bom lembrar que é uma tecnologia genuinamente brasileira e que será importante para o transporte como um todo.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Química
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