Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil

Geografia humana do Brasil

A Geografia Humana do Brasil tem por objetivo analisar as características da população brasileira, a diversidade étnica e cultural, os aspectos socioeconômicos, o quantitativo e a distribuição populacional, a divisão regional, entre outros temas relacionados. Para entendermos a atual estrutura da população brasileira, é importante uma abordagem histórica da ocupação do país e a formação da identidade nacional.

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos. A construção da identidade brasileira levou séculos para se formar, sendo fruto da miscigenação (interação entre diferentes etnias) entre os povos que aqui vivem.

Além de miscigenado, o Brasil é um país populoso. De acordo com dados do último Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do país é de 190.755.799 habitantes. Essa quantidade faz do Brasil o quinto mais populoso do mundo, atrás da China, Índia, Estados Unidos da América (EUA) e Indonésia, respectivamente.

Apesar de populoso, o Brasil é um país pouco povoado, pois a densidade demográfica (população relativa) é de apenas 22,4 habitantes por quilômetro quadrado. Outro fato que merece ser destacado é a distribuição desigual da população no território nacional. Um exemplo desse processo é a comparação entre o contingente populacional do estado de São Paulo (41,2 milhões) com o da região Centro-Oeste (14 milhões).

O território brasileiro é dividido em cinco Regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul), que somadas apresentam 26 estados e 1 Distrito Federal. As Regiões brasileiras são estabelecidas pelo IBGE, cujo critério utilizado é agrupar em um mesmo complexo regional estados com semelhanças nos aspectos físicos, sociais, econômicos e culturais. Tal medida visa facilitar o desenvolvimento de políticas públicas no país.

Quer saber mais a respeito das características humanas do Brasil? Então confira os artigos disponibilizados nessa seção.

Boa leitura!

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

A diversidade étnica do Brasil
A diversidade étnica do Brasil
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

“Uma análise crítica desse processo de modernização da agricultura brasileira (…) considera que o padrão tecnológico implantado direcionou-se basicamente para a expansão do complexo agroindustrial e não foi absorvido completamente pelos pequenos produtores, os quais, como resultado, se mantêm defasados em relação às unidades modernizadas. Nesse processo teve importância o crédito rural subsidiado, cujos benefícios foram maiores para a região Centro-Sul do que para a Norte-Nordeste, favorecendo essencialmente os produtos modernos e utilizadores de tecnologias mais avançadas, além de privilegiar os grandes produtores em detrimento dos pequenos”.

SOUZA, P. M.; LIMA, J. E. Intensidade e dinâmica da modernização agrícola no Brasil e nas unidades da Federação. Rev. Bras. Econ., Rio de Janeiro, v. 57, n. 4, p. 795, 2003 (adaptado).

A crítica apresentada pelo texto afirma que a modernização agrícola brasileira implicou:

a) redução dos lucros dos investidores

b) maior atuação das agroindústrias

c) limitado estoque de matérias-primas disponíveis

d) concentração fundiária e de investimentos

e) direcionamento das aplicações para pequenas propriedades

Questão 2

A urbanização brasileira intensificou-se a partir das décadas de 1940/50, seguindo, em muitos aspectos, a tendência geral de urbanização nos países subdesenvolvidos. Entre as características desse tipo de urbanização, podemos considerar:

I. Concentração demográfica nas metrópoles (metropolização);

II. Planejamento consolidado nas grandes capitais e regiões metropolitanas;

III. Caráter tardio, porém acelerado;

IV. Acompanhou o rápido crescimento do setor terciário (comércio e serviços);

V. Ocorreu de maneira bem distribuída pelo território nacional.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, III e IV

b) II, IV e V

c) I, II e V

d) I, III, IV e V

e) I, II, III, IV e V

Mais Questões

Seções de "Geografia humana do Brasil"

Artigos de "Geografia humana do Brasil"