Deserto do Kalahari

Kalahari, um dos mais famosos desertos do mundo

O Deserto do Kalahari é um deserto localizado na região sul da África, sendo o segundo maior do continente africano e o quinto maior do mundo, com cerca de 930 mil km², ocupando parte do território de África do Sul, Namíbia, Angola, Zâmbia e Botsuana. Conhecido também como Calaari, seu nome advém da palavra kgalagadi, que significa “grande sede”.


Mapa de localização do Deserto do Kalahari

Alguns especialistas defendem a tese de que o Kalahari não se trata de um deserto, em função dos elevados índices pluviométricos em determinados período do ano e da presença de uma significativa quantidade de espécies animais e vegetais em algumas regiões.

Trata-se de um ambiente considerado muito “traiçoeiro”, pois em um curto período do ano, as chuvas são abundantes e contribuem para a formação de rios e extensas vegetações, que podem atrair pessoas e animais. Porém, logo depois, o clima torna-se novamente seco e a paisagem desértica predomina, faltando água e alimento.

Quem vai ao Kalahari esperando encontrar aquela aparência típica de um deserto, com formação de dunas e com a ausência total de vegetação, decepciona-se. O cenário do deserto é composto predominantemente por um capim seco e por pequenas formações em dunas avermelhadas. Porém, a paisagem não é homogênea: ao norte, há uma vegetação mais densa – com a presença de rios, como o Okavango, e animais, como hienas e suricatas –, entretanto, à medida que avançamos para o sul, a paisagem vai se modificando e tornando-se cada vez mais seca e inóspita.

O clima seco contribui para a grande variação de temperatura ao longo do ano. Em determinadas épocas, a temperatura pode alcançar os 50º e, no inverno, o frio predomina e as temperaturas mínimas registram 0ºC. O clima é um dos principais fatores que dificultam a permanência humana nesse deserto.

No entanto, apesar das condições adversas, habitam no Kalahari algumas tribos africanas, que resguardam costumes antigos e sobrevivem da caça de animais, dos quais se utilizam da carne para alimento, da pele para roupas e aquecimento, e dos ossos para produção de armas de caça. Algumas dessas tribos nunca ou quase nunca estabeleceram contato com a civilização ocidental. Uma delas é ironicamente retratada na comédia Os deuses devem estar loucos (1980), dirigida por Jamie Uys.


Algumas populações do Kalahari *

O Kalahari também possui um grande potencial econômico, graças aos recursos naturais nele existentes. Sua principal atividade é a mineração, em que empresas trabalham na extração de urânio, carvão mineral, cobre e níquel. Infelizmente, a exploração em larga escala do deserto vem contribuindo para a diminuição de sua flora e fauna, além de propiciar a ampliação do deserto ao longo do espaço africano.

__________________________

* Créditos da imagem: Janvdb95 e Shutterstock

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.