Geografia Física
A Geografia Física é a área da ciência geográfica que estuda os aspectos naturais da paisagem. São temas da Geografia Física: relevo, geologia, solo, clima, vegetação e hidrografia. A importância da Geografia Física está atrelada à descrição e ao mapeamento dos elementos físicos da paisagem, assim como ao papel desses levantamentos na exploração econômica e na preservação ambiental do meio.
Saiba mais: Geografia Ambiental — a área da ciência geográfica que estuda a relação entre o ser humano e a natureza
Resumo sobre Geografia Física
-
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A Geografia Física é a subárea da Geografia que estuda os elementos físicos que formam a paisagem terrestre.
-
São ramos tradicionais da Geografia Física a geomorfologia, a geologia, a pedologia, a climatologia, além dos estudos de vegetação e hidrografia.
-
A Geografia Física é importante para mapear os aspectos naturais do espaço e descrever os recursos naturais presentes no planeta.
-
A Geografia Física também tem grande importância na interpretação de fenômenos climáticos ambientais.
-
O Brasil possui um cenário físico bastante diversificado em razão da grande dimensão territorial do país.
-
São assuntos cobrados em Geografia Física no Enem principalmente as dinâmicas do clima e as características vegetacionais.
-
O Enem cobra assuntos de Geografia Física de forma bastante contextualizada, especialmente com questões atreladas ao meio ambiente.
O que se estuda na Geografia Física?
A Geografia Física é a área da ciência geográfica que estuda os aspectos naturais do planeta Terra. Logo, são pontos de interesse da Geografia Física os elementos do relevo, da geologia, do solo, do clima, da vegetação e da hidrografia de um determinado espaço.
Todas essas temáticas da Geografia Física são estudadas mediante a interação entre a sociedade e a natureza, ou seja, por meio da intervenção humana nos aspectos físicos da paisagem. Ademais, cabe destacar que todos esses elementos são dinâmicos e interdependentes, atuando de forma decisiva na constituição da paisagem terrestre, assim como nos aspectos ambientais do meio.
Quais são os ramos da Geografia Física?
Os ramos, também chamados de campos ou áreas da Geografia Física, são um conjunto de temáticas geográficas que têm como enfoque os aspectos naturais terrestres. Veja a seguir os grandes ramos da Geografia Física.
→ Geomorfologia
O estudo do relevo busca entender as dinâmicas envolvidas na formação e na dinâmica das formas presentes na superfície terrestre. Logo, é a área da Geografia Física que tem como enfoque a caracterização de elementos da paisagem como planaltos, planícies e depressões, assim como o entendimento de processos como a erosão e o intemperismo.
→ Geologia
A geologia é a ciência que estuda rochas e minerais. Essa área, cuja interdisciplinaridade envolve os estudos geográficos, busca entender a dinâmica da superfície terrestre, assim como os aspectos da formação de estruturas como as rochas. O mapeamento geológico e a inter-relação entre as rochas e o espaço natural são dois objetos de estudo bastante difundidos na área da Geografia Física.
→ Pedologia
A ciência do solo compreende o estudo da formação, constituição e dinâmica dos solos. Nessa área interdisciplinar da Geografia Física são caracterizados os solos mediante aspectos como cor, textura e permeabilidade. O mapeamento dos solos e o uso desses recursos naturais pelas atividades humanas são dois pontos de interesse nos estudos de Geografia Física.
→ Climatologia
A ciência do clima é aquela que estuda a dinâmica atmosférica e os tipos climáticos. No caso específico da Geografia Física, aborda a distribuição espacial dos elementos da atmosfera, como as chuvas, e sua dinâmica frente aos demais elementos da paisagem, como as formações de frentes frias. Os estudos da distribuição dos climas do mundo é um dos principais objetos de estudo da Geografia Física.
→ Vegetação
O estudo dos elementos vegetais do espaço é bastante difundido na Geografia Física. A espacialização e a caracterização das vegetações mundiais é o principal objetivo dessa parte física dos estudos geográficos. Ademais, o conhecimento sobre vegetação está diretamente relacionado a questões como impactos ambientais, recursos naturais e desenvolvimento sustentável.
→ Hidrografia
O estudo da distribuição espacial dos rios e demais cursos de água é o principal objetivo dos estudos hidrográficos. Nesse campo da Geografia Física são classificados os tipos de rios. Estuda-se ainda as dinâmicas físicas e ambientais envolvidas no ciclo da água e na sua interferência no meio natural. Os estudos hidrográficos estão diretamente relacionados à ação humana no espaço.
Importância da Geografia Física
A Geografia Física possui grande importância em razão do fato de que possibilita a caracterização dos elementos do espaço natural. Nesse contexto, destaca-se que ela é fundamental no mapeamento de reservas de interesse econômico e ambiental, como recursos minerais, hídricos e florestais. Logo, está diretamente vinculada ao desenvolvimento das atividades humanas no espaço.
Um melhor entendimento do espaço natural possibilita a interpretação dos fenômenos físicos, como terremotos e temporais, com vistas a promover medidas de contenção de danos. A Geografia Física também permite um conhecimento amplo dos recursos ambientais, como reservas de flora e fauna, assim como os estudos da sua dinâmica, contribuindo para políticas de conservação e preservação ambiental.
Geografia Física no Brasil
O Brasil é um país de grande extensão territorial, localizado majoritariamente no Hemisfério Sul do planeta, em uma faixa de ampla extensão latitudinal, com faixas tropicais e intertropicais. Logo, é um território que apresenta grande diversidade em termos geográficos. Nesse sentido, o Brasil possui diferentes tipos de formações naturais, assim como ampla dinâmica de elementos ambientais, que resultam na grande diversidade de flora e fauna presentes no país. Veja detalhes de sua Geografia Física a seguir.
-
Relevo do Brasil: é formado prioritariamente por planaltos muito antigos que passaram por um vasto processo de erosão. O país também apresenta grandes planícies, especialmente fluviais, além de formações de depressões.
-
Geologia do Brasil: apresenta prioritariamente a presença de escudos cristalinos e bacias sedimentares, sendo que o país é bastante rico em recursos minerais.
-
Solo do Brasil: é caracterizado pela presença dos latossolos, além de argissolos e neossolos.
-
Clima do Brasil: varia entre os tipos equatorial, tropical, subtropical e semiárido.
-
Vegetação do Brasil: tem como tipos principais a Floresta Amazônica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias e os Pampas.
-
Hidrografia do Brasil: apresenta rios caudalosos e extensos, especialmente dos tipos de planalto e planície, com formação de grandes bacias hidrográficas. São rios brasileiros importantes o rio Amazonas e o rio Paraná. O rio Amazonas é o maior e o principal rio do Brasil.
Leia também: Existem vulcões no Brasil?
Geografia Física no Enem
Os temas de Geografia Física são cobrados com frequência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa avaliação, destacam-se especialmente as temáticas de clima e vegetação atreladas aos aspectos naturais da Geografia do Brasil.
São amplamente cobrados no Enem assuntos relacionados às dinâmicas do clima, com destaque para temas de caráter ambiental. Nesse contexto, destaca-se ainda o aproveitamento da água e das bacias hidrográficas.
São exemplos de assuntos relativos ao clima, vegetação e hidrografia cobrados no Enem:
-
conservação ambiental;
-
ciclo e aproveitamento da água;
Em um segundo ponto, destacam-se também os assuntos relacionados ao relevo, geologia e pedologia. Esses temas são geralmente contextualizados no Enem com questões econômicas e ambientais. A caracterização do relevo brasileiro, o aproveitamento dos recursos minerais e a relação entre a natureza e a sociedade são pontos bastante trabalhados no exame.
Destaca-se que grande parte das questões de Geografia Física no Enem possui um viés atrelado ao meio ambiente, especialmente no que toca a intervenção do homem no meio. São assuntos importantes ligados a geomorfologia, geologia e pedologia que são cobrados no Enem:
-
recursos minerais do Brasil;
-
erosão e intemperismo;
-
impactos ambientais na superfície terrestre;
-
Geografia Física e meio ambiente.
Exercícios resolvidos sobre Geografia Física
Questão 1
(Uece 2010) Tratando-se de estudos pertinentes à Geografia Física, assinale a afirmação INCORRETA.
A) O estudo das condições hidroecológicas da superfície da terra avalia o potencial dos recursos hídricos que são dependentes do clima em termos de definição dos regimes fluviais, de permanência do escoamento e da recarga dos aquíferos.
B) No campo do estudo pedológico avalia-se a distribuição dos tipos de materiais rochosos, associando-a às demais condições geoambientais.
C) No nível fitogeográfico ou da vegetação, analisa-se a distribuição dos biomas associando-a aos componentes abióticos dos ecossistemas.
D) No campo geológico apresenta-se a distribuição dos principais tipos de rochas agrupando-os em formações e em ordem cronológica e estratigráfica.
Resolução:
Alternativa B
A pedologia é a ciência que estuda os solos. Por sua vez, o campo científico que trabalha com os estudos de materiais rochosos, como rochas e minerais, é a geologia.
Questão 2
(Uece 2011) Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:
A) pedológico, geomorfológico e geológico.
B) litológico, pedológico e geomorfológico.
C) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.
D) geológico, geomorfológico e pedológico.
Resolução:
Alternativa D
O mapa geológico é proveniente dos estudos referentes ao mapeamento das rochas. O mapa geomorfológico indica a cartografia de formas de relevo. O mapa pedológico apresenta a distribuição espacial dos tipos de solo.