Nova jazida de Petróleo do Brasil

O Presidente Lula comprovando a nova reserva de petróleo
No dia 08 de novembro de 2007, a Petrobras anunciou a descoberta da maior jazida de petróleo brasileira, essa ocasionará um aumento de 50% na atual produção petrolífera do país, que atualmente é de 14 bilhões de barris. Após a descoberta da reserva do minério fóssil, o Brasil se colocou em 17º lugar no ranking dos países que detêm as maiores jazidas de petróleo do mundo.

Essa nova reserva será explorada de forma efetiva, provavelmente, a partir de 2013. O óleo encontrado é leve, dessa forma, é superior ao petróleo pesado da bacia de Campos.

Essa jazida recebeu o nome de Tupi, pois a área onde foi realizada a coleta para estudo que resultou na descoberta possui esse nome, a 250 quilômetros do Rio de Janeiro, o petróleo se concentra a 7 mil metros de profundidade, localizado na costa brasileira.

A expectativa é que essa reserva tenha armazenado entre 5 e 8 bilhões de barris, além disso, é esperada a possibilidade de extração desde a costa catarinense até o litoral do Espírito Santo.

Com a empolgação, o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o país iria se transformar em exportador desse importante minério, além disso, quer inserir o Brasil na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). A partir dessas declarações, o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez (que já faz parte da OPEP), denominou o presidente brasileiro de “magnata do petróleo”.

Como já foi dito, a estimativa para iniciar a extração é para 2013, até lá é preciso que sejam realizados diversos estudos para estabelecer dados precisos acerca do potencial da reserva, isso levará pelo menos dois anos de muito estudo e preparação técnica para, então, começar a exploração.

Desde 2005, a Petrobras realizou investimentos que atingiram as cifras de 1 bilhão de dólares, o recurso foi utilizado para perfurar 15 poços, oito desses foram avaliados com o que há de melhor em técnicas de extração de petróleo.
Publicado por Eduardo de Freitas
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos