Produção da folha de coca

Folha de coca.
A coca é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, é um vegetal arbustivo. O princípio ativo analgésico contido na coca foi descoberto pelos Incas, desde a época desse povo aos dias atuais a folha dessa planta é tradicionalmente mastigada nas áreas de relevo mais elevado, principalmente nas mediações dos Andes.

A coca possui benefícios para o organismo humano como a formação de células musculares, previne úlceras e gastrite, além de impedir o mal estar proveniente das altitudes.

A planta era considerada sagrada pelos povos que habitavam a região em tempos passados devido seu potencial nutritivo e analgésico. Após ter sido desvendada a possibilidade de transformação em droga, seu cultivo expandiu de forma significativa, pois passou a ser algo extremamente rentável, hoje cerca de 90% do cultivo da coca é direcionado ao desenvolvimento da cocaína.

Atualmente, nos países que tradicionalmente produzem coca, como Colômbia, Peru e Bolívia, existem segundo estimativas cerca de 1,3 milhão de pessoas que desenvolvem o cultivo dessa planta, esses produtores são denominados de cocaleros.

O aumento significativo desse tipo de produção é resultado do declínio da produção e dos lucros de culturas lícitas como o feijão e a laranja. A explicação é que com o cultivo da coca o produtor obtém uma rentabilidade que supera sete vezes a das outras culturas comuns, além das pressões exercidas por grupos guerrilheiros para que não cessem o cultivo da matéria-prima que garante a produção da cocaína.
Publicado por Eduardo de Freitas
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.