Ação reflexiva ou recíproca indicada pelos pronomes oblíquos

Os pronomes oblíquos podem indicar uma ação reflexiva quando o referente do sujeito é o mesmo do objeto direto, objeto indireto ou adjunto adverbial.
O pronome oblíquo em destaque indica o mesmo referente para o sujeito e para o objeto direto

Observe o pronome oblíquo em destaque na oração abaixo:

Eu me inscrevi na competição.

É possível notar que o pronome oblíquo me indica uma ação reflexiva entre o sujeito e o objeto direto, ou seja, o referente do sujeito (eu) é o mesmo do objeto.

Existem outras possibilidades de realização desse tipo de ação do pronome oblíquo com outros termos da oração que estudaremos neste texto.

a) O pronome consigo é sempre reflexivo:

Exemplo:

Eles levaram os cães consigo.

b) As formas reflexivas no plural indicam que a ação afeta simultaneamente dois ou mais seres.

Exemplo:

O noivo e a noiva beijaram-se no final da cerimônia.

João e Pedro feriram-se na briga.

Atenção! Na segunda oração, o pronome se será reflexivo se considerarmos que cada um feriu a si próprio, mas, se considerarmos que um feriu o outro, ele será recíproco.

c) Os pronomes conosco e convosco são substituídos por com nós ou com vós sempre que se unirem a outras palavras que reforcem seu sentido como próprios, mesmos, outros, todos e ambos, ou por algum numeral.

Exemplo:

Dividiram o prêmio conosco.

Dividiram o prêmio com nós todos.

Publicado por Mariana Rigonatto
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos