Adjetivos e advérbios: Pequenas dicas para evitar grandes erros

Alguns erros gramaticais estão relacionados com o mau uso dos adjetivos e advérbios. Erros assim podem ser facilmente eliminados da modalidade escrita.
Mau ou mal? Aonde ou onde? Através de ou por meio de? Essas são apenas algumas das principais dúvidas relacionadas com os adjetivos e advérbios

Todo mundo já teve uma dúvida cruel na hora de escrever, não é mesmo? A língua portuguesa apresenta algumas armadilhas que induzem o falante a cometer erros gramaticais na modalidade escrita, afinal de contas, são muitas as regras! Sem falar nas questões que envolvem a semântica: palavras que parecem iguais, mas não são; palavras que seriam idênticas não fosse uma letrinha diferente... Enfim, são várias as situações que podem provocar deslizes linguísticos que comprometem a ortografia e a clareza de um texto.

Hoje nós vamos falar sobre adjetivos e advérbios e mostrar para você pequenas dicas de português que podem evitar grandes erros. É só ficar atento à explicação e depois aplicar nos seus textos tudo o que aprendeu com o Mundo Educação. Vamos lá? Boa leitura e bons estudos!

Adjetivos e advérbios: Pequenas dicas para evitar grandes erros

Dica 1: Mal / Mau

v Ela não foi à festa porque estava mal vestida.

x Ela não foi à festa porque estava mau vestida.

Clássico dos clássicos! Atire a primeira pedra quem nunca confundiu o uso das palavras mal e mau. A palavra mal pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum, portanto, pode apresentar inúmeros significados. A palavra mau é utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e diversas outras acepções que tenham como intuito qualificar, ou seja, é um adjetivo. Exemplo: O cliente foi um mau pagador.

Dica 2: Anexo/ anexa / em anexo

v Seguem anexas as fotografias do evento.

v Segue em anexo as fotografias do evento.

x Segue anexo as fotografias do evento.

A palavra anexo é um adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere em gênero e número. Já a expressão em anexo é invariável, cujo uso é condenado por alguns estudiosos da língua. Dessa forma, dê preferência à forma sem preposição.

Dica 3: Aonde / Onde

v Não sabemos onde fica o mercado central.

x Não sabemos aonde fica o mercado central.

O advérbio onde indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar. O advérbio aonde também é usado para indicar lugar em que algo ou alguém está, contudo, deve-se observar se o verbo com o qual ele se relaciona exige a preposição “a”. Caso haja a necessidade da preposição, ela deve ser agregada à palavra onde para formar o vocábulo aonde. O advérbio aonde transmite a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, destino ou movimento. Exemplo: Aonde você vai depois do expediente?

Dica 4: Através de / por meio de

v Ficou sabendo por meio de um e-mail que havia sido afastada de suas funções.

x Ficou sabendo através de um e-mail que havia sido afastada de suas funções.

A locução por meio de está relacionada com a ideia de instrumento, instrumento esse utilizado na execução de determinada ação. Pode ser substituída pelas expressões mediante e por intermédio de. Já a locução através de significa aquilo que passa de maneira transversal, que pode atravessar, que cruza ou transpõe. Exemplo: Avistamos a praia através do vidro do carro.

Dica 5: Desapercebidos / despercebidos

v Os erros passaram despercebidos pelos engenheiros da obra.

x Os erros passaram desapercebidos pelos engenheiros da obra.

As duas palavras são classificadas como adjetivos. A palavra despercebido significa algo ou alguém que não chamou atenção, que não foi visto, sentido ou notado. Também pode ser utilizada para fazer referência a alguém distraído ou desatento. A palavra desapercebido significa algo ou alguém que não está preparado, que está desprovido, desprevenido, desacautelado. Exemplo: Neste momento, estou desapercebido de dinheiro.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Gráfico de linha, barra (coluna) e setor (pizza)
Nessa aula utilizarei um exemplo de uma pesquisa das idades dos alunos para construir um gráfico de linha, outro gráfico de barra ou coluna, e por fim, um gráfico de setor ou pizza.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos