Advérbio ou Pronome Indefinido?

Diferenças demarcam o advérbio e o pronome indefinido

Os recursos disponibilizados pela língua que falamos, uma vez analisados, apresentam-se como distintos. Nesse sentido, ao formularmos e colocarmos nossos pensamentos em prática por meio dos discursos que produzimos, fazemos uso de distintas palavras, associando-as de acordo com a relação que estabelecem entre si dentro de um contexto oracional.

Evidente é que, acerca desse último aspecto, estamos fazendo menção à morfologia e à sintaxe - divisões da gramática, sendo a primeira delas responsável pelo estudo da forma como se apresentam os vocábulos; e a segunda, pelas relações que se dão entre eles, como já mencionado. Pois bem, amigo(a) usuário(a), a depender desse entrelaçar de relacionamento, uma mesma palavra pode ora ocupar uma classe ora outra, como é o que ocorre com o advérbio e com o pronome indefinido. Nesse sentido, como atribuí-los a classificação adequada? É por esse motivo que aqui nos encontramos, para trocarmos algumas experiências e torná-lo(a) apto(a) a realizar tal procedimento. Para tanto, consideremos alguns pressupostos:

# Levando em consideração que o advérbio se caracteriza como uma classe invariável (não se tornando passível de flexão), ele faz referência a um verbo, acima de tudo, a um adjetivo ou a outro advérbio, propriamente dito. Assim, constatemos alguns exemplos:

Aquela garota fala muito. (intensificando a ação verbal)

Aquela garota apresenta muito espontânea. (intensificando o adjetivo)

Aquela garota gesticula muito espontaneamente. (intensificando o próprio advérbio)

Constatamos que em todos os casos a palavra em questão, representada por “muito”, permanece invariável, sem nenhuma flexão. Diante desse aspecto, afirmamos que se trata de um advérbio.

# Tendo em vista que o pronome indefinido se refere a um substantivo e com ele concorda em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural), a flexão é um caso notável. Analisemos, pois, o exemplo a seguir:

A garota gesticulou em muitos momentos.

Inferimos que “muitos”, uma vez concordando com o substantivo “momentos”, apresenta variação, estabelecendo assim a devida concordância. Nesse caso, resta-nos afirmar que estamos diante de um pronome indefinido.

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Português
Requeriu, requereu ou requis?
Requeriu, requereu ou requis? Qual é a forma mais adequada de se conjugar o verbo requerer?