Ampliando noções acerca do predicativo do sujeito

O predicativo do sujeito pode ser demarcado por outras classes de palavras, não somente pelo adjetivo

Sempre quando estamos prestes a compreender acerca de algumas características que regem os fatos linguísticos, torna-se viável fazermos uma retomada de algumas noções conceituais – ora já internalizadas por meio de nosso conhecimento, uma vez que tudo se trata de um encadeamento de informações, interligadas entre si.

Nesse sentido, temos que o predicativo do sujeito se encontra manifestado nos casos que se relacionam ao predicado nominal (representado por verbos não nocionais) e predicado verbo-nominal (representado por verbos nocionais e não nocionais). Desta feita, analisemos alguns exemplos, de modo a compreendermos com mais eficácia:


A garota é bela.

Temos um sujeito – a garota

é – verbo ser (de ligação)

bela – que corresponde ao predicativo do sujeito (o qual representa uma qualidade), ora ligado ao sujeito pelo verbo de ligação, já citado.


Ele chegou cansado.

Ele – sujeito

chegou – predicado verbal (representado por um verbo nocional, indicando uma ação)

Constatamos que um verbo de ligação se encontra subentendido no enunciado, localizado antes do predicativo do sujeito – estava (ele chegou e estava cansado).

Cansado – predicativo do sujeito, manifestado por atribuir uma qualidade ao sujeito “ele”.


Eis então que o termo “qualidade” representa o ápice de nossa discussão – dada a principal característica do predicativo do sujeito. Mas, afinal, será esse representado somente por um adjetivo?

Com base nessa premissa, o artigo em questão tem por finalidade apontar o fato de que o predicativo do sujeito pode sim ser representado por outras classes gramaticais, como as abaixo representadas:

# Por um substantivo ou palavra substantivada:

Viver é uma aventura.
Isso é o porquê da questão.


# Por um adjetivo ou locução adjetiva:

A garota é bela.
Seus olhos são de gato (felinos).


# Por pronome:

Os culpados são eles.
O professor é ele.

# Por numeral:


Éramos seis.
Somos
duas.

# Por oração substantiva predicativa:

O fato é que ele não passava de um mentiroso.
Meu desejo era encontrar a solução.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.