Curiosidades linguísticas inerentes às vogais

Ao nos depararmos com as particularidades relacionadas aos fatos linguísticos, constatamos quão diversas elas são. Traços peculiares relacionados à semântica, como por exemplo, o fato de uma mesma palavra representar múltiplos sentidos, dependendo do contexto que se encontra inserida.

Outra curiosidade que também nos desperta atenção é o fato de uma simples mudança de letra acarretar na mudança de significado, como é o caso das vogais “e” e “i”, objeto de estudo do artigo ora em questão.


Dessa forma, no intuito de concretizar o objetivo a que este se presta, verificaremos algumas considerações em relação ao emprego das referidas vogais, bem como enfatizaremos acerca de ocorrências ligadas a fatores de ordem semântica. Portanto, seguem alguns pressupostos:

Vocábulos grafados com “E”:


# As formas verbais em que o infinitivo se constitui das terminações “-oar” e “-uar”:


abençoar - abençoe
continuar – continue
efetuar – efetue
magoar – magoe
perdoar – perdoe


# Algumas formas verbais em que o infinitivo se constitui da terminação “-ear”:


rastrear – rastreio, rastreias, rastreia, rastreamos, rastreais, rastreiam.

passear - passeio , passeias, passeia, passeamos, passeais, passeiam.


# Vocábulos formados com o prefixo “-ante”:

ante-histórico – anterrenanscentista – anteprojeto .



# Algumas palavras derivadas da terminação “-eano”:

coreano
montevideano



Vocábulos grafados com “I”:


# Algumas formas verbais em que o infinitivo termina com “-air”, “-oer” e “-uir:

atrair – atrai
doer – doí
usufruir - usufrui

# Algumas formas verbais em que o infinitivo se constitui da terminação “-iar”.

denunciar – denuncio – denuncias – denuncia – denunciamos – denunciais – denunciam.

incendiar - incendeio, incendeias, incendeia, incendiamos, incendiais, incendeiam.


Veja agora o quadro relacionado a fatores semânticos:
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Gráfico de linha, barra (coluna) e setor (pizza)
Nessa aula utilizarei um exemplo de uma pesquisa das idades dos alunos para construir um gráfico de linha, outro gráfico de barra ou coluna, e por fim, um gráfico de setor ou pizza.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos