Formas Rizotônicas e Arrizotônicas

Nas formas rizotônicas o acento tônico recai no radical; e nas arrizotônicas, ele recai nas terminações

Desta vez, o foco principal é abordar acerca das formas rizotônicas e das formas arrizotônicas. Dessa maneira, eis algumas evidências que tão logo nos permitirão concluir o porquê de uma forma e o porquê de outra. Vejamos:

 

Denominam-se formas rizotônicas aquelas formas verbais cujo acento recai no radical, ou seja, naquela parte estática do verbo. Assim, de forma a compreendermos melhor, conjuguemos o verbo cantar no presente do indicativo e no presento do subjuntivo:

Tais conjugações permitem-nos concluir que para cada verbo existem apenas oito formas rizotônicas: eu, tu, ele e eles do presente do indicativo e eu, tu, ele e eles do presente do subjuntivo.

As denominadas formas arrizotônicas são aquelas em que o acento tônico recai na terminação, ou seja, fora do radical. A título de ilustração, tomemos como exemplos as formas abaixo elucidadas:

Cantamos   
Cantais

Cantemos
Canteis

Cantou
Cantava
Cantará...

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos