A prosa do Pós-Modernismo
O período literário após o Modernismo é chamado de Pós-Modernismo, no qual observamos poesia e prosa em ângulos convergentes. Enquanto o Concretismo consolidava suas características na poesia, a prosa pós-modernista seguia por diferentes estilos, marcada por tendências diversas: regionalista, urbana, intimista, política, realista-fantástica, além de crônicas e contos.
Vejamos cada vertente poética, separadamente:
- prosa regionalista: ênfase no âmbito rural, exposição de costumes locais, crítica político-social. Autores: Mário Palmério, Bernardo Elis, Ariano Suassuna, José Cândido de Carvalho, Autran Dourado e Josué Montello.
- prosa intimista: voltada para a exploração psicológica das personagens. Autores: Lygia Fagundes Telles, Osman Lins, Nélida Piñon, Ivan Ângelo e Raduan Nassar.
- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência. Autores: Rubem Fonseca, João Antônio, Luís Vilela, Dalton Trevisan e Ignácio de Loyola Brandão.
-prosa política: literatura que mostrava os fatos sociais diante da censura aos meios de comunicação de massa, sofrida no começo de 1964. O que o jornal não podia mostrar, a literatura narrava através do romance-reportagem (obras de denúncia com linguagem jornalística) e do realismo fantástico (obras de denúncia baseadas em situações fictícias, absurdas, como meio de satirizar a situação do país). Autores: Ignácio de Loyola Brandão, Antonio Callado, Roberto Drummond, José Louzeiro, Márcio Souza, João Ubaldo Ribeiro, Márcio Sousa, Ivan Ângelo, Murilo Rubião, José J. Veiga e Moacyr Scliar.
-crônicas e contos: a crônica tornou-se um gênero conhecido na literatura através do jornal. Da mesma forma, o conto passou a ser ferramenta literária para a retratação de dramas aparentemente triviais, mas com conteúdo reflexivo. Autores: crônistas: Fernando Sabino, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Luis Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes, Moacyr Scliar, Carlos Heitor Cony. Conto: Otto Lara Resende, Moacyr Scliar, João Antônio, Dalton Trevisan, Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Caio Fernando Abreu, Domingos Pellegrini Jr. e Patrícia Mello.
Como vimos acima, alguns autores não se detiveram em apenas um tipo de tendência literária, assim como as diferentes vertentes da prosa pós-modernista, foram bastante ecléticos.
Publicado por Sabrina Vilarinho
Artigos Relacionados
Sociologia
Friedrich Engels
Veja nesta videoaula uma breve biografia de Friedrich Engels, um dos maiores nomes do marxismo.
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
Febre
Se caracteriza por ser uma elevação da temperatura do corpo a níveis superiores que os normais, saiba mais.
Biologia Evolutiva
Homo sapiens
Homo sapiens é o nome científico do homem moderno e significa “homem sábio”.
Biologia celular
Mitose e meiose
As principais diferenças entre a mitose e a meiose estão no número de células-filhas formadas.
Geometria
Calota esférica
Calota esférica é um sólido obtido quando cortamos uma esfera com um plano, sem o centro dela, dividindo a esfera em duas partes.
Matemática
Símbolos matemáticos
Os símbolos matemáticos representam operações, conjuntos, relações geométricas, medidas e conceitos fundamentais.
Matemática
Aritmética
A Aritmética, base da Matemática, prioriza o estudo de operações como adição, subtração, multiplicação e divisão.
Geografia Econômica
Liberalismo econômico
O liberalismo econômico é uma doutrina que defende a ausência da participação do Estado na economia.
Geografia
Garimpo
O garimpo é um tipo de atividade extrativista que tem como objetivo a obtenção de minérios.
Geografia Física
Chapada dos Guimarães
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma importante reserva ambiental da região Centro-Oeste do Brasil.
Física Moderna
Condensado de Bose-Einstein
Condensado de Bose-Einstein (BEC) é um estado da matéria formado por átomos bosônicos resfriados a temperaturas próximas do zero absoluto.
Física Moderna
Teoria das cordas
Teoria das cordas é uma teoria da física quântica e relativística que tem como objetivo a unificação das forças da natureza.
Curiosidades
O que é vácuo?
O vácuo ideal ou perfeito seria uma região do espaço onde houvesse total ausência de matéria.
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.