Chances de um Evento Acontecer

As chances de um evento acontecer está associada à ideia de probabilidade, por isso ela é apresentada na forma percentual.

As ideias ligadas à probabilidade de um evento acontecer estão diretamente associadas às situações cotidianas. A probabilidade é apresentada na forma de porcentagem, a qual é analisada com base nos eventos pertencentes a um espaço amostral. Espaço amostral é a união de todos os eventos possíveis. Vamos analisar a seguinte situação:

Em um sorteio, existem bolas enumeradas de 1 a 15 localizadas em uma urna. Supondo que uma pessoa retire da urna, ao acaso, uma bola qualquer, vamos determinar a probabilidade dessa bola representar o número 6.

O espaço amostral é composto de 15 bolas, enumeradas de 1 a 15. Dessa forma, as bolas possuem números diferentes, e ao acaso, foi retirada a bola de número 6. Assim, a chance de acerto é de 1 em 15, dessa forma, temos a seguinte fração representativa:





Determinamos a probabilidade de um evento acontecer, dividindo o número de eventos escolhidos pelo total de eventos do espaço amostral. Observe mais alguns exemplos:

Um baralho é composto por 52 cartas divididas da seguinte forma:


O baralho é enumerado com os seguintes números: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K e A. Cada número apresentado possui quatro naipes.


Vamos representar algumas probabilidades envolvendo o espaço amostral do baralho.

Obter uma carta de paus retirando uma única carta:




Obter o número 10 de qualquer naipe ao retirar uma única carta:





Jogos de carta, bingos, sorteios, loterias, entre outros, são todos considerados jogos de azar, pois são concebidos como jogos de fácil manipulação de resultados. Podendo estes, permitirem algum tipo de favorecimento a terceiros. Mas caso sejam realizados de forma segura, constituem um bom atrativo, ligado a uma parcela de muita sorte.

 

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos