Prestações Decrescentes

O pagamento de prestações decrescentes ou amortizações constantes são comuns em financiamentos longos.

Várias pessoas, no intuito de saírem do aluguel, tentam junto aos bancos financiamentos de casa ou apartamentos. As principais formas de financiamento oferecidas pelos bancos são baseadas no Sistema Francês (tabela price) ou no Sistema de amortizações Constantes. Esse último consiste no pagamento de prestações decrescentes, amortizações constantes e juros decrescentes, de acordo com o decorrer dos anos, até a quitação do imóvel.

O valor da amortização é calculado dividindo o valor do financiamento pelo número de prestações mensais. Os juros são calculados com base no saldo devedor do mês, os quais são somados com a amortização, constituindo o valor da prestação mensal.


Exemplo 1

Um banco empresta para uma pessoa o valor de R$ 40.000,00 para ser pago em 5 prestações mensais pelo Sistema de Amortizações Constantes (SAC). O juro cobrado pelo banco é de 2% ao mês. Determine a planilha deste empréstimo.

Calculando o valor da amortização: 40.000,00 / 5 = 8.000,00 

 


Exemplo 2

Um casal decide ir a uma agência bancária no intuito de financiar a casa própria pelo Sistema de Amortizações Constantes. A proposta oferecida pelo banco consiste no valor de R$ 60.000,00 a serem pagos em, no máximo, 12 meses, a juros de 1% ao mês. Construa a planilha do financiamento de modo que o casal tenha acesso aos juros pagos no decorrer do financiamento.



Obs.: Todos os exemplos desconsideram algum tipo de imposto cobrado pelo governo referente a operações de crédito.

Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva
Português
“Nenhum” ou “nem um”: qual a diferença?
Apesar de serem expressões parecidas quanto à pronúncia, as formas “nenhum” e “nem um” devem ser empregadas em situações distintas. Nesta videoaula, apresentaremos distinções importantes para que você aprenda, de uma vez por todas, a empregar cada uma dessas expressões adequadamente.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos