Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica

A eletroafinidade é uma propriedade periódica
A eletroafinidade é uma propriedade periódica

Muitos átomos podem se transformar em ânions, isto é, elementos carregados (íons) negativamente. Para que isso ocorra basta que o elemento ganhe elétrons. Quando um átomo isolado no estado gasoso recebe um elétron, há uma liberação de energia, que é medida pela eletroafinidade ou afinidade eletrônica.

X(g) + e- → X-(g) + energia

Como o próprio nome diz, a eletroafinidade mede o grau de afinidade ou a intensidade da atração do átomo pelo elétron adicionado.  

No entanto, a afinidade eletrônica é difícil de ser medida e, em razão disso, foram determinadas somente para alguns elementos na Tabela Periódica. Apesar disso, com os valores obtidos é possível realizar uma generalização de como a eletroafinidade varia na Tabela.

Por exemplo, o lítio (Li) e o potássio (K) são da mesma família ou grupo, sendo que a eletroafinidade do lítio medida experimentalmente é igual a 60 kJ e a do potássio é 48. O mesmo é verificado no caso do flúor (F) e do bromo (Br), que pertencem à família 17 ou VII A. O flúor é do 2º período, tendo a eletroafinidade igual a 328 kJ, enquanto que o bromo que é do 3º período, ou seja, abaixo do flúor, e possui a afinidade eletrônica igual a 325 kJ.

Isso mostra que em uma mesma família, quanto maior o período, menor será a eletroafinidade, ou seja, essa propriedade periódica cresce de baixo para cima na Tabela Periódica.

Agora, com os mesmos valores mencionados, vamos comparar os elementos que são do mesmo período na Tabela Periódica. O lítio é do mesmo período que o flúor e a afinidade eletrônica do flúor é bem maior. O potássio e o bromo pertencem ao 3º período, sendo que a eletroafinidade do bromo é a maior.

Essa informação leva à generalização de que na Tabela Periódica, em um mesmo período, quanto maior a família, maior será a afinidade eletrônica; isto é, ela cresce da esquerda para a direita. Veja isso na Tabela abaixo com os valores das eletroafinidades sobre os elementos; o asterisco indica que ainda não se determinou experimentalmente a afinidade eletrônica de tal elemento. 

Isso nos ajuda a estabelecer também outra relação:

Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Sociologia
Friedrich Engels
Veja nesta videoaula uma breve biografia de Friedrich Engels, um dos maiores nomes do marxismo.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos